Guia dos Solteiros

Conheça 10 receitas pra turbinar seu Miojo!

Enjoado de comer o mesmo macarrão sem graça de sempre? Inove preparando deliciosas receitas de miojo agora mesmo.

Quem mora sozinho sabe: na hora que a fome aperta, é sempre aquele miojão quem costuma salvar a pátria. Este macarrãozinho pré-cozido (também conhecido como macarrão instantâneo), foi criado pela empresa Nissin e se espalhou pelo mundo.

Seu criador dizia que sentia necessidade de fabricar um alimento de baixo custo e preparo fácil para alimentar a fila de pessoas famintas após a guerra.

Seu baixo custo e sua facilidade de preparação tornam o macarrão instantâneo um alimento popular entre aqueles que não sabem cozinhar, estudantes e pessoas que vivem sós.

Receitas de miojo
Receita pronta de miojo (Fonte: yummly)

O problema é que chega uma hora que de tanto recorrer a ele, a maioria dos solteiros acaba enjoando do gosto do tempero. Seguem aqui então, para o deleite de vocês, as 10 melhores receitas de miojo, que farão com que você dê um up em seu preparo e volte a curtir o mesmo.

A seguir as 10 receitas de miojo deliciosas

10 – Al Limone

Ingredientes:

  • 1 miojo sabor galinha caipira
  • 2 colheres de creme de leite fresco
  • 1 colher de sopa de limão

Preparo:

Cozinhe o miojo conforme as instruções da embalagem. Acrescente o creme de leite fresco e o suco de limão no miojo pronto, mexa bem e sirva a seguir. Seu paladar irá me agradecer um dia.

9 – Miojo with Eggs

Essa tradicional receita inglesa (mentira) é também muito simples de fazer. Serve para deixar o miojo muito mais nutritivo e saudável, cheio de vida.

Ingredientes:

  • 1 pacote de miojo de sua preferência
  • 1 ovo

Preparo:

Para preparar coloque dois copos e meio de água na panela, deixe ferver, adicione o miojo e quando ele estiver meio durinho, coloque o ovo e mexa logo em seguida. Sugiro Coca-Cola e um bom anti-ácido para acompanhar. Se for receber alguma visita em breve, recomendo escovar os dentes assim que a boca esfriar.

8 – Miojo com salsicha, queijo ralado e extrato

Miojo com salsicha, queijo ralado e extrato

Apenas o macarrão e o tempero não te sustentam? Então veja a receita a seguir.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa rasa de queijo ralado
  • 2 salsichas cortadas em rodelas
  • 3 colheres de sopa de extrato de tomate

Preparo:

Coloque o macarrão instantâneo na água com as medidas que já passamos acima, adicionei o pacotinho de tempero, espere ferver, e em seguida já pode adicionar os ingredientes, deixando no fogo até ficar no ponto que você deseja.

Além de ganhar mais sabor, o miojo te deixará satisfeito por mais tempo. Um suco de uva, para fazer o papel de um vinho também cai muito bem. Mamma mia!

Veja também:

7 – Pra que tempero?

Se o temperinho que vem na embalagem não te satisfaz (aliás, esse tempero é um veneno pra quem tem pressão alta ou gastrite!), faça o seguinte.

Ingredientes:

  • 2 fatias de mussarela picada
  • ½ calabresa (previamente frita)
  • 1 colher de sopa rasa de margarina/manteiga
  • Sal a gosto

Preparo:

Cozinhe o miojo normalmente e jogue o tempero fora, depois ponha as 2 fatias de mussarela picada e a calabresa (previamente frita), uma colher de margarina e sal a gosto. Nem vai parecer miojo.

Miojo sem tempero com carnes
Miojo com carne.

6 – Aquele toque de mestre

É incrível como apenas um só ingrediente pode ser capaz de mudar toda a receita.

Ingrediente:

  • 3 colheres de sopa de requeijão

Preparo:

Prepare o macarrão como de costume usando o tempero e quando começar a ferver, coloque mais ou menos 3 colheres de requeijão e a sua receita de miojo terá um sabor totalmente diferenciado. Você não vai querer parar de comer! Ainda bem que miojo é super barato, não é?

5 – Me dê sua força

A fome é grande e a prática na cozinha é pequena? Então basta ver a dica de culinária abaixo.

Ingrediente:

  • 1 pão de cachorro quente picado

Preparo:

Peque o pão picado e acrescente ao miojo do seu sabor preferido. Essa receita vai dar uma “sustância” pra encarar o que vier. Comparada com as outras receitas, essa não é das mais gostosas, mas recomendamos se você faz o perfil ogro-style na hora das refeições.

4 – Miojo levanta defunto

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de Ketchu
  • 1 sardinha enlatada

Preparo:

Se você quer um miojo que acabei de verdade com a sua fome de leão, nossa dica é: jamais coloque o sachê do molho e acrescente ketchup com sardinha em lata ou carne moída! Depois é só correr pro abraço!

3 – Restou de ontem

Esta é uma receita francesa, bastante conhecida por pessoas quem moram sozinhas a algum tempo, é extremamente fácil e rápida.

Ingrediente:

  • O que tiver na geladeira

Preparo:

Basta sair pegando o que você tiver na geladeira, colocar junto com o miojo enquanto está cozinhando e voilá.

Vale quase tudo: legumes que estão quase se estragando, carne que sobrou da semana passada, coentro, azeitona, milho verde, salsicha… Enfim, use a sua criatividade na hora de misturar tudo. Na verdade, eu gosto de jogar somente o feijão do almoço no miojo, fica muito saboroso.

Receita de miojo saboroso com resto de ontem
Miojo com resto de ontem.

2 – Miojo ao Shoyu

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa rasa de manteiga
  • Molho shoyu a gosto

Preparo:

Sem usar o tempero, coloque menos água do que o recomendado. Quando o macarrão já estiver quase no ponto coloque uma colherzinha de manteiga e molho shoyu. Muito bom para os dias que bate aquela preguiça. Fica uma delícia!

1 – Miojo picante

Ingredientes:

  • 3 colheres de chá de molho inglês
  • 3 colheres de chá mostarda
  • 1 colher de chá pimenta

Preparo:

Quando o miojo estiver já na água fervendo, acrescente o tempero que vem na embalagem e  todos os ingredientes. Vá conferindo se o macarrão já esta no ponto que você gosta. Sirva a seguir.

Essas são apenas algumas dicas pra você atiçar sua imaginação. Já ouvi dizer que algumas pessoas misturam a receita do feição e a do ovo. O resultado gasoso depois de alguma tempo já é de se imaginar. Porém, se você mora sozinho, isso não é problema, não é verdade?

Gostou? Então lá vai mais uma super receita fácil de macarrão feita na panela de pressão.

Tem mais alguma sugestão de receita usando miojo? Então envia para nós, pois teremos o maior prazer em publicá-la.

5/5 (1 Review)

75 comentários

  • Cara eu ja fiz todos (quando bate aquele fome e não tem nada esse é meu lanche), eu faço sempre o Restô Dontê, eu saio misturando tudo, arroz, feijão, carne, ovo, legumes, verduras, sazon, oregano, enfim, tudo, mas o engraçado é que fica uma delicia, e sempre que tem alguem aqui em casa (geralmente minhas primas) que prova esse (gororoba) prato pede pra mim fazer mais pra elas pensando que é receita de livro de culinaria.saushuashsuhaushuahushau

    • Tem certeza que você colocou água no miojo, que ele não veio servido em um copo e que tinha algum “macarrão”?

  • eu ja fiz esse segundo no inicio ate parece nojento quando coloca o ovo e o cheiro nem ajuda mais nada que não desse para comer acompanhado de um copo de coca.

  • puts pra quê tanto trabalho???se vc mora sozinho e tá enjoado de comer miojo sempre do mesmo modo, faz um ovo frito e come com arroz, o trabalho que vc vai ter fazendo a maioria dessas “receitas”, pega um copo de arroz põe na panela com uma colher de oleo, alho e sal a gosto, com agua encobrindo o arroz, e voila tá pronto, aprendeu a fazer comida^^….ou então pede uma pizza que é mais prático, ou então chama alguma “amiguinha” mais próxima pra um piquenique ou pra almoçar na sua casa que ela te ensina a fazer tudo e vc ainda pode marcar ponto, affz, quanta falta de criatividade^^

  • 1 – Eu cozinho o miojo na microondas por 5 minutos, já com o tempero, depois escorro quase toda a água e acrescento uma colher de manteiga e um punhado de mussarela ralado (ou picado). Tá pronto, mas se colocar frango desfiado ou bife em pedacinhos (restô dontê) fica ainda mais bão. Pra quem gosta, pimenta pra dar um calor.
    2 – Receita vegan: Cozinhar igual, mas acrescentando repolho, picado na grossura do miojo. Rola colocar outros vegetais, como milho, vagem, pimentão (pouco), tomate em cubo. Faltando um minuto, coloque cenoura em tirinhas do tamanho de palito de fósforo. Se não usar o tempero, fica legal colocar shoyo.
    Receita 3: depois de cozinhar o miojo e escorrer, coloque bacon à vontade numa frigideira, no fogo baixo deixe derreter quase toda a gordura e então FRITE o macarrão no bacon. Faça com a porta da cozinha fechada, senão TODO MUNDO vai querer um pouco e não vai sobrar pra você.

  • Miojo Pizza:

    1 Miojo sem tempeiro
    Presunto e queijo picados
    1 Tomate
    1 Pitada de orégano

    Seu miojo nunca mais será o mesmo!

  • Eu sempre faço assim:
    Preparo o miojo de galinha caipira normalmente, no final, eu tiro todo o caldo e despejo em uma tigela um pouquinho de leite. Depois coloco o miojo em cima, com queijo ralado e catupiry. Fica muito bom apesar da mistura UHAHUAHUAH.

  • receita de miojo?
    tenho altas, mas a mais recomendada e facil, é a da sopa vono, pegue um miojo, faça ele com pouca agua, e quando estiver pronto o miojo, vire uma sopa vono na panela! vai ficar cremoso e bom demais, ai vai de cada um se quiser por um presunto, ovo, shoyu, champignon, azeitona! ahahha
    abraço!

  • Eu faço assim: Pego um pacote de miojo de picanha, meia caixa de creme de leite e uma colher de requeijão. Cozinho o miojo de forma normal, escorro e reservo +ou- meio copo de água quente. Ali misturo o sache, o creme de leite e o requeijão.. Cozinho mais uns minutinhos e misturo o miojo. Fica uma delicia… Dá também para acrescentar bacon fritinho ou calabresa.. Meu noivo adoraaaaa..

  • Nossa, muito bom kkkkkkkkkk Ótimas ideias, vou experimentar todas 😀
    Não sabia que o tempero do miojo fazia mal para gastrite, vou ter que parar com isso, sofro desse mal ¬¬’

  • Eu como com cuscuz (farinha de milho cozida), feijão, às vezes arroz, um steak de frango e um pouco de ketchup. Tudo em um mesmo prato (o prato tem que ser grande – ou então a porção de cada ingrediente tem que ser pequena). Quando tem algum vegetal, vai pra dentro também.

  • Mermãooo Loucura , Agora a minha receita eah assim, Miojo+Ovo+Ketchup +Maionese(Quanto maior a Quantia da Maionese melhor+Queijo Ralado+Queiijo=Vc fikr viciado nessa bosta, e da sustancia para 10 dias.(So precisa de 1 msm) 2 = Hard Score,

    Modo de Preparo

    Coloque 2 copos com agua para fever na panela,Depois de ferver claramente se vai colok o macarrão, quando jah estiver 1 e meio , acrecente o ovo , misture beeem depois o queijo, Acrescente o resto dos ingredientes e Sirvão-se

  • A minha ou é Restô Dontê ou é com salsicha e queijo … vo esperimenta o resto …
    Mas minha gororoba aki com tudo que vejo pela frente é mto fodaa …xD

  • Bom eu apenas coloco molho de tomate, cheiro verde (coentro e cebolinha) guase no final do cozimento com um dente de alho…e pronto..fica tudo de bom…tb é legal polvilhar queijo já no prato e molho de pimenta..delicia…com sardinha ou linguiça calabresa fina fritinha tb é uma delicia…

  • Achei o máximo as ideias para turbinar o miojo. Eu tenho coleção de miojo. Sou fã, apaixonada. Miojo, prá mim tem um sabor de independência que me encanta!

  • O meu é bem simples…. eu cozinho normalmente e coloco o tempero… depois eu tiro toda a agua e coloco manteiga e vou mexendo com o garfo até derrete-la. Depois é só comer…. fico otimo!!!!!

  • Eu faço um miojo de morder a língua ai vai a receita:
    Ferva a água com bastante cebola picada e uma porção boa de repolho picado . Depois quando tiver fervendo acrescente o macarrão, tempero, tomate picado e um pouco de extrato de tomate. Deixe cozinhar o macarrão e depois sirva-se. Uma delícia!

  • Minha dica de miojo é: coloque um pouco de água para ferver e depois acrescente o miojo e sardinha. (Detalhe: coloque a sardinha com o caldo!) mexa bem depois acrescente tomate, salsinha e cebola bem picadinhos… por fim jogue o tempero do miojo e espere uns segundos, mexe bem e apague o fogo. com o miojo ainda qente coloque um puquinho de ketchup e queijo ralado. Por Deus é muito booooooooooooommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!

  • Miojo espaguette (brincadeirinha 😀 )
    Ingredientes:
    Miojo de sua preferencia
    Salsicha picada ou mortadela
    Molho de tomate
    Queijo Mussarela picado

    Modo de preparo:
    Cozinhe o miojo normalmente como na embalagem mais nao usé o tempero.
    em uma panela acrensente a massa do miojo junto com o molho de tomate não use muito eu uso normalmente duas colheres de sopa,mexa os dois junto depois acresente a salsicha o mortadela junto com o queijo mussarela até que o queijo esteja derretido pronto vc tera um otimo miojo e vai querer ficar so comendo ele u.u

  • Quando fizer, pegue de galinha caipira (porque é o meu preferido), deixa ferver. Quando começar à aparecer aquela “espuminha” e a água borbulhar, jogue o sahê, coloco ovo (dependendo da quantidade de miojo, é a quantidade de ovos), pimenta a gosto (maximo que aguentar, preferencialmente), um sexto de colher de chá de açafrão, 1 colher de sopa de shoyu, uma pitada de oregano (pra ficar com impressão que está comendo salada), 1 colher de catchup, 2 de maionese, caldo knorr ou maggi de galinha caipira (depende do sabor que escolher, e também, para cada 2 pacotes de miojos = 1 caldo knorr ou maggi), 2 pitadas de aji-no-moto e pra finalizar 2 ~ 3 colheres de azeite por cima (quando o miojo estiver “mole”), depois disso, dá uma mechida e delicie.

  • Minha receita transforma o miojo em “yakissoba”
    Cozinho brócolis, acelga, cenoura e pimentao com o temperinho do miojo e pouca agua, cozinho o miojo na agua com shoyo, retiro o miojo da agua e reservo em um prato, coloco na agua do miojo duas colheres de sopa de amido de milho e mexendo bem rápido p não empelotar, misturo com os legumes e o miojo e ta pronto.

  • Faltou aí o bom e velho miojo com queijo (e presunto, pra quem preferir)! Nunca enfeito muito meu miojo, se não é da forma tradicional a modificacao especial é o queijinho!

  • Uma sugestão pra agregar na lista hahaha:

    Miojo; queijo; milho (em grãos); orégano; ovo e creme de milho feito com creme de leite!
    Fica uma DELÍCIA!!

  • inventei um miojo muito bom receita: faça o miojo e quando estiver pronto coloque o ketchup 2 vezes,2 colheres de requeijao cremoso e uma colher de de maionese.pronto e´ uma delicia

  • Ridículo! Copiaram tudo do vídeo do Gustavo Horn mãe cansei de pizza… Eu gosto de fazer miojo de carne ou picanha,tirando todo o caldo no final e acrescentando manteiga. fica uma delícia! Ótimo também o de galinha con requeijão…

    • Ei, Paula! Tudo bem?

      Acabo de checar esse canal que você falou. Se você reparar, esse nosso post aqui data de 2010, enquanto o vídeo dele é de 2011. Portanto, não poderíamos copiar nada dele, já que o vídeo dele não existia.
      As nossas fontes estão documentadas no artigo. Não copiamos nada de ninguém, nossos textos são originais e os que tem referência estão sempre documentados.

      Um abraço e continue participando!

  • Muito boas as ídeas para preparar miojo,gostei de varias , só que fiquei com preguisa em escrever elas,pregunto já existe algum livro como preparar o famoso miojo,agradeceria se pudesem onde encortar,muito obrigado.

  • Esse pessoal é tudo amador quando se trata de fazer miojo gente, que isso, faz assim e depois me agradeça:

    coloque na panela a água recomendada (450ml se quiser com caldo ou 350ml com pouco caldo) e misture o tempero e deixe cozinhar por 5 minutos. enquanto cozinha pegue uma calabresa pequena e pique como quiser, eu prefiro triturar no liquidificador, fica carne moida de calabresa, perfeita. Então só misturar a calabresa e deixa por mais um minuto no fogo ou então coloque junto antes de começar a cozinhar.
    Após isso adicione uma colher bem caprichada de Hellmans, sim tem q ser essa delícia mesmo, se colocar outra marca não vai ser a mesma coisa.
    Após tudo pronto e no prato coloque por cima mussarela ralada ao gosto.

    Mate a fome e todos mundo de inveja.

  • Fiz um que tinha aí nos comentários de miojo pizza, sendo que sem presunto.
    Não é que a bagaça ficou boa?

  • Comi um miojo com ovo, requeijão, queijo ralado e presunto, sem contar o saquinho de tempero que já vem junto. Nunca tive uma dor de barriga tão grande.

Receba nossos artigos por e-mail:

Digite seu email:


Política de Privacidade