Lasanha é tudo de bom. Solteiro que é solteiro tem ou já teve um estoque de lasanha congelada para aqueles dias em que você está com ressaca demais para sair para almoçar e com ressaca demais para conseguir cozinhar algo. Mas lasanha preparada em casa é realmente outra coisa: o sabor fica mais fresquinho e não tem nenhum gosto de caixa. E uma vantagem: você também pode congelar ela pra esses dias! Olha que maravilha!
Se você quer aprender a fazer essa lasanha deliciosa (receita da nossa querida leitora Ivna Messina), vem com a gente:
Ingredientes
- Folhas de lasanha prontas (você acha no supermercado);
- Molho de tomate;
- Alho;
- Cebola;
- Azeite;
- Sal;
- Açúcar;
- Fatias finas de abobrinha;
- Manjericão;
- Queijo ralado;
- Queijo de sua preferência para o recheio (muçarela, minas ou ricota, por exemplo).
Modo de preparo
Primeiro prepare o molho de tomate (desses prontos mesmo): refogue o alho e a cebola no azeite. Adicione o molho de tomate pronto quando a cebola começar a ficar transparente e o alho começar a dourar. Adicione sal a gosto (geralmente um punhado basta) e uma pitadinha de açúcar para quebrar a acidez.
Pegue um refratário e comece a montar a lasanha. Enquanto você monta, preaqueça o forno a 180°C por 15 minutos.
A ordem da montagem é essa:
- Molho
- Uma folha de massa pronta
- Molho
- Recheio (abobrinha, queijo e umas folhinhas de majericão)
- Molho
- Uma folha de massa pronta
- Molho
- Recheio (abobrinha, queijo e umas folhinhas de majericão)
- Molho
- Uma folha de massa pronta
- Molho
- Queijo ralado por cima
O importante é que cada camada de folha de massa deve ter molho em volta (em cima e embaixo). Se quiser mais camadas, pode fazer. Mas lembre-se de não deixar sobrar “pra cima” do refratário, porque o queijo irá derreter e provavelmente fará uma bagunça dentro do seu forno.
Leve ao forno (já preaquecido a 180°C) e vigie até que o queijo comece a gratinar. Quando gratinar, pegue um garfo e enfie na lasanha (cuidado com o forno quente!). Se estiver macia, está pronta.
É só retirar do forno com cuidado e servir! E aí é só alegria. 😀
Dica: Se você fez para render várias porções para congelar, separe as porções em diversos potes já com a quantidade certa que você irá comer no futuro, deixe em cima da mesa da cozinha ou da pia esfriando antes de levar ao congelador. Isso é importante para que seu congelador não gaste tanta energia tentando resfriar o alimento.
Gostou da receita? Tem alguma dica ou sugestão para os outros leitores? Deixe nos comentários!