2 receitas de brigadeiro gourmet de lamber os beiços

Fique de olho nas melhores receitas de brigadeiro gourmet que você pode fazer para se deliciar ou vender às suas amigas.

Seja para as festinhas do aniversário ou na forma de uma excelente sobremesa, poucas pessoas no mundo não gostam deste tipo de doce: O brigadeiro.

Ao contrário do doce tradicional, os brigadeiros na forma gourmet possuem sempre um diferencial, seja no sabor ou na sua forma visual mais sofisticada.

Sendo assim, quem busca uma atividade para ganhar dinheiro pode investir nas receitas de brigadeiro gourmet apreciáveis por públicos de diferentes idades que possuem o palada mais avançado. Siga a leitura para conhecer duas excelentes ideias.

Brigadeiro gourmet preto ou branco

Brigadeiro gourmet preto ou branco e beijinhos (Fonte: brigadeirogourmet.nl)

1 – Receita de brigadeiro gourmet com chocolate ao leite

Ingredientes: Creme de leite sem soro, farinha de trigo, cacau em pó, chocolate ao leite e leite condensado.

Modo de preparo: É importante selecionar ingredientes mais nobres à receita para você ter um verdadeiro brigadeiro gourmet. Então, não economize na qualidade do leite condensado, dos chocolates e da sua mente criativa.

Reúna na panela grossa 3 colheres de sopa de creme de leite (sem soro) e 1 colher de sopa de farinha de trigo, misture bastante no sentido de fazer com que o brigadeiro fique menos elástico – um truque usado por diversas docerias.

Depois acrescente à mistura os seguintes ingredientes: 1 colher de sopa de cacau de alta qualidade (achocolatado em pó nem pensar!), 3 colheres de sopa de chocolate ao leite e 1 lata de leite condensado.

Acenda o fogo e procure mexer de forma consistente os ingredientes. A partir do momento que a mistura começa ferver é preciso abaixar o fogo, mantendo por 10 minutos sem parar de mexer até encorpar.

Desligue o fogo. Despeje a massa em uma travessa antes de levar para a geladeira por 4 horas.

2 – Brigadeiro gourmet de chocolate branco

Uma vez que você deseja realizar esta receita da forma correta é preciso apenas seguir os mesmos procedimentos que as indicações acima, com a diferença apenas nos ingredientes, substituindo o chocolate escuro por claro, retirando cacau em pó.

Não se pode ignorar o fato de que chocolate na cor branca possui menos textura. Isto quer dizer que na hora de você produzir a massa pode ficar um pouco mais mole. No começo da receita é necessário adicionar 1 gema de ovo com fins de evitar este problema.

Empanar: O detalhe final das receitas de brigadeiro gourmet

Independente se você escolhe chocolate branco ou preto é necessário saber empanar para que o doce seja digno de receber título de gourmet.

Com um pouco de prática e alguma criatividade dá para desenvolver diversas opções de sabores diferentes, gerando assim mais variedades no seu cardápio.

Veja alguns ingredientes interessantes para empanar e ao mesmo tempo valorizar o sabor e a beleza estética do brigadeiro sofisticado:

  • Tic Tac;
  • Gotas de chocolate;
  • Frutas secas como figo ou damasco;
  • Nozes ou castanhas moídas;
  • Damasco, figos ou outras frutas secas cortadas em pedaços pequenos;
  • Pedaços pequenos de morangos;
  • Amendoim triturado;
  • Paçoca triturada;
  • Raspinhas de chocolate.

Frutas no brigadeiro?

Já imaginou que lindo é um brigadeiro que possui uma cereja de recheio?

Sem dúvidas é um diferencial, mas considere que adicionar frutas reduz bastante a durabilidade do brigadeiro que pode ir a até 10 dias se conservado na geladeira, fechado em compartimentos sem entrada de ar.

Outro problema da mistura com frutas é que podem surgir líquidos que atrapalham no efeito estético ou sabor. Vale a pena fazer desta forma quando o doce é servido pouco tempo depois de ser produzido, de preferência no mesmo dia de produção.

Você também vai gostar: Fatias Gourmet Com Marrara Bortoloti

Brigadeiro Gourmet: Como valorizar a massa?

Essenciais artificiais são recursos muito utilizados para valorizar a massa de brigadeiro, assim como o corante em baixas medidas.

Por exemplo: Para realizar o brigadeiro de pistache você adiciona corante + essência também de pistache no sentido de intensificar os sabores. Empane a massa nos pistaches moídos.

Na verdade você tem total liberdade para realizar as misturas dos sabores da forma que entender.

Aproveite para experimentar novas criações inclusive na utilização dos ingredientes naturais. Eles apresentam diferenciais no sabor com combinação ao chocolate, mas possuem menos validade.


Curso brigadeiro gourmet online

Para melhorar ainda mais a sua habilidade na hora de preparar os melhores brigadeiros gourmet vale a pena fazer alguns dos diversos cursos que estão disponíveis na internet a respeito do assunto.

Brigadeiro gourmet

Com métodos simples e videoaulas ilustrativas é possível perceber que não existe segredo para fazer este doce delicioso tipicamente brasileiro. Mostre que você também pode fazer parte da arte culinária gourmet!

Fonte da imagem destacada: foodiecitynetwork

0/5 (0 Reviews)

Última atualização:

Renato Duarte Plantier
Renato Duarte Plantier

Formado em jornalismo. Publicitário. Redator de blogs informativos, entre outros. Busco sempre trazer o melhor conteúdo para o meu leitor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *