Inteligência emocional: você tem?

1 vote

Inteligência emocional é um termo relativamente novo, por isso ainda pouco usual entre as pessoas em geral…. Mas acredito que, ao longo da sua vida, você já ouviu falar em QI – quociente de inteligência.

Por muito tempo acreditou-se que este era um fator crucial para saber sobre as capacidades de uma pessoa.

Atualmente, sabe-se que a inteligência vai muito além da simples capacidade de raciocínio que um indivíduo possui. É aí que entra a inteligência emocional, ou também a QE – quociente emocional.

Muito mais do que saber calcular ou compreender questões lógicas, a inteligência emocional fala sobre as capacidades de um indivíduo em desenvolver o lado social e afetivo.

Você deve estar achando que esta é uma habilidade inerente a todo ser humano, mas não é bem assim… Algumas pessoas não tem a empatia ou o tato muito bem desenvolvidos, e isso faz delas seres com algumas dificuldades nas relações interpessoais.

Selecionamos algumas características que demonstram uma inteligência emocional mais bem desenvolvida. Acompanhe e veja se você se enquadra em algumas delas.

Ser empático

Inteligência emocional
Inteligência emocional

Saber colocar-se no lugar do outro faz com que as relações fluam de maneira muito mais fácil e tranquila. Ser empático diante dos problemas dos colegas faz toda a diferença.

Saber identificar o sentimento alheio é um atributo bastante importante da inteligência emocional e faz com que os relacionamentos sejam mais saudáveis e gentis.

Ter autoconhecimento

Conhecer a si mesmo, compreender seus pensamentos e sentimentos, proporciona que a compreensão do meio externo também se dê de forma mais adequada.

É muito difícil compreender as emoções do outro quando não se possui domínio nem mesmo sobre a sua própria.

Algumas pessoas tem um autoconhecimento nato, uma facilidade para se ver, outras, no entanto, precisam de ajuda profissional para desenvolver este lado.

Saber a hora de parar

Seja para pensar melhor sobre o assunto, para encerrar uma discussão em vão ou apenas para respirar, saber a hora de pausar é muito importante.

A pausa proporciona um momento de reflexão e maior domínio da impulsividade, um bloqueio para o famoso “agir sem pensar”.

Pessoas com boa inteligência emocional sabem exatamente o momento de fazer essa parada e evitar maiores danos.

Saber aceitar críticas

Entender que críticas não são uma espécie de agressão é, teoricamente, fácil. Mas na prática, nem sempre as reações são assim.

Existem muitas pessoas que se sentem ofendidas com questionamentos e reflexões sobre o que fazem ou falam e este é um exemplo claro de falta de inteligência emocional.

É necessário que se saiba que pontuar falhas é uma excelente maneira de alcançar uma melhoria no seu desenvolvimento e aproveitar esta oportunidade é algo único.

Estar seguro do que se é

Ter confiança para ser exatamente do jeito que é e não se modificar por modismo ou necessidade de agradar, demonstra o quão emocionalmente bem construída é uma pessoa.

Claro, é necessário estar atento a mudanças referentes a melhorias, aparar arestas de comportamento, mas mudar a essência vai muito além de tudo isso.

Pessoas com uma inteligência emocional elevada preservam sua real personalidade e a demonstram com gentileza e sabedoria, sem agredir ou invadir o espaço de ninguém.

Assim como não nascemos sabendo tudo sobre lógica em geral, não nascemos emocionalmente formados. Trata-se de uma construção que trilha um caminho longo e delicado.

Permita-se percorrer esse caminho e se conectar consigo mesmo. Os benefícios serão seus e de todos ao seu redor.

Fonte/imagens: unsplash.com
Postagens Relacionadas