Sultão, emir e xeique: você sabe a diferença?

0 votes

Com a Copa do Mundo acontecendo no Catar, nossos olhos se voltaram para uma cultura completamente diferente da que encontramos aqui no Brasil. Lá o povo recebe alguns títulos como de sultão, emir e xeique, mas você sabe o que cada um deles quer dizer?

Estes são as principais nomenclaturas conhecidas mundialmente, mas isso não significa que, sabendo os nomes, se saiba o que significam de verdade.

Como para muita gente eles são sinônimos, resolvemos esclarecer as dúvidas e trazer as informações necessárias para que você nunca mais se confunda com os títulos.

Conhecer dados de uma nova cultura pode parecer difícil, incialmente, mas é muito curioso e interessante à medida que se vai explorando os detalhes.

Sultão

Sultão é um título milenar que é dado a governantes soberanos na cultura islâmica. O nome tem como significado força e autoridade, o que remetem à sua posição de não demandar obediência a nenhum outro superior.

Nos dias atuais, os detentores da nomenclatura de sultão são os monarcas de Omã e Brunei, porém há alguns outros governantes locais que detêm o título honorário.

Emir

Diferente dos sultões, um emir deve lealdade a um superior. No caso, a um Califa. Apesar de ter um governante acima do seu cargo, um emir ainda possui completo domínio sobre a província que administra.

Esta é uma maneira encontrada pelos califas de manter a ordem em seus territórios, que se expandiram de forma considerável nos tempos atuais.

Assim como sultão, emir também um significado, que é comandante. O Catar, por exemplo, tem como governante atual um emir. Assim como ele, Bahrein também é dirigido dessa maneira.

Xeique

A grafia pode variar entre xeique, xeque ou sheik, mas todos referem-se à mesma “patente”: uma pessoa com importância religiosa e política no meio no qual está inserido.

O termo xeique vem de envelhecer e diz respeito a sucessão que acontece com o título (e o poder). Funciona de forma semelhante ao nosso estilo ocidental de monarquia, onde os reis e rainhas deixam para seus herdeiros o título.

Com os xeiques acontece de maneira similar: os monarcas transmitem à sua linhagem o título, que segue passando de pais para filhos.

Hoje, este é o modelo de denominação que se encontra em Dubai.

Você também pode querer saber o que é Califa e Xá

Um califa é um líder de muito poder para o povo islâmico. Não deveria ser diferente, já que sua influencia religiosa se dá por conta de ele ser um membro da linhagem familiar de Maomé.

Hoje, além de ser um título religioso, o califa já responde a uma posição de opinião política também, sendo de tamanha importância que passou a ser adotado como nomenclatura simbólica em mais 45 outros territórios.

Já os Xás têm como significado do nome “o rei dos reis”. Pelo próprio sentido, pode-se compreender o tamanho da importância do título.

Tem uma história de poder persa bastante forte, mas que perdeu a força no decorrer dos anos e hoje já foi incorporado como sobrenome em alguns territórios.

Conhecer uma nova cultura e todas as nuances que ela possui é uma questão bastante importante para o relacionamento dos povos.

Agora você já sabe um pouquinho mais sobre estes títulos que estão tão em voga no momento. E aí, gostou de ficar mais informado?

Fonte/imagens: unsplash.com
Postagens Relacionadas