Você sabe o que é o VAR?

1 vote

Muito utilizado atualmente, o VAR (vídeo assistente referee) foi instituído pela primeira vez na Copa de 2018. Apesar de parecer algo complicado, é um sistema simples que foi elaborado para minimizar os erros de arbitragem durante uma partida.
Na prática, ele consiste em uma equipe de três árbitros que não ficam em campo, mas sim em uma sala repleta de monitores onde é possível ver todas as jogadas de diversos ângulos.
Isso facilita muito o trabalho do juiz em campo, já que ele não tem capacidade de analisar cada lance de forma tão eficiente quanto os responsáveis pelo VAR.

Como funciona o VAR


Para que o sistema não vire algo que tire o poder do juiz em campo, ele não é utilizado em qualquer jogada. Segundo diretrizes da própria FIFA, o recurso pode ser utilizado em jogadas específicas, as de fato decisivas para o desenrolar do jogo.
Para sinalizar a consulta, o árbitro principal coloca a mão sobre a orelha e, dessa forma, é possível a compreensão de que está consultando o VAR.
A consulta pode acontecer unicamente pelo ponto, onde o juiz ouve o que aconteceu dos seus companheiros de arbitragem, ou ainda pode contar com o apoio de um monitor que fica posicionado em um dos lados do gramado para ter certeza da decisão.

Situações em que o VAR é utilizado

Sabendo que o uso não é indiscriminado, é interessante compreender quais são as circunstâncias nas quais o juiz mais utiliza o VAR.

Cartão vermelho

O cartão vermelho é a penalidade máxima que um jogador pode sofrer durante uma partida de futebol. Para que não haja nenhuma dúvida quanto ao ato gerador do cartão, o juiz pode pedir o VAR.
Além de sanar as possíveis questões sobre se houve ou não a falta de fato, ainda é possível ter a certeza sobre quem foi o autor dela, o que, muitas vezes, pode se mostrar um pouco confuso frente a sucessão de fatos que geralmente ocorre.

Marcação de pênalti

Para que as jogadas dentro da área sejam sinalizadas com a certeza necessária, os árbitros também costumam pedir o VAR.
Veja, apesar de não ter uma quantidade certa de vezes que ele pode pedir pela ajuda do recurso, não é comum que seja solicitado com tanta frequência.
Apenas os lances nos quais realmente o juiz principal não consegue acompanhar visualmente o ocorrido e fica em dúvida quanto à ação é que ele costuma requerer a ajuda.

Gol irregular

Há ainda a ocasião em que um gol corre o risco de ter acontecido, não acontecido ou acontecido de forma irregular.
Sempre que houver dúvidas em uma situação que esteja diretamente ligada a um gol, o VAR pode ser solicitado para auxiliar em possíveis dúvidas.

Não é incomum que existam dificuldades sobre a verificação do gol e, sendo ele o ato mais importante de toda e qualquer partida de futebol, nada mais justo que conferir se tudo realmente estava dentro das regras.

O VAR é, por fim, um sistema muito seguro e confiável que só aumenta as possibilidades de manter a arbitragem correta e segura de todas as decisões tomadas.

Não deve, portanto, provocar nenhum tipo de desgosto nos espectadores, tampouco nos jogadores em campo.

Fonte imagens: unsplash.com

Postagens Relacionadas