Guia dos Solteiros

Te chamam de machista, mas você não é. Será mesmo?

Um dos assuntos que mais está em voga nos últimos tempos é o tal do machismo. Machismo pra cá, machismo pra lá. Mas será que esse é mesmo um assunto relevante?

machismo

Primeiro vamos definir o que é o machismo. Segundo o dicionário Michaelis:

sm (macho+ismo) Atitude ou comportamento de quem não admite a igualdade de direitos para o homem e a mulher (…).

Já o feminismo não é aquele ideal em que coloca a mulher como superior ao homem, como muitos pensam. Feminista é aquele(a) que acredita na igualdade entre os sexos. Logo, se você não é machista, você é feminista.

Veja aqui algumas das frases machistas mais faladas, e por que cada uma dessas é machista.

“Esse assunto já deu.”

Essa frase tem a intenção de finalizar os debates sobre machismo, desvalorizando qualquer tipo de argumentação. Pode ser dita por homens que estão contentes em como a situação se encontra, com mulheres recebendo tratamento inferior aos homens. Muitas vezes também é dita por homens que até são contra esse tipo de tratamento, mas que já se cansaram do assunto porque simplesmente não sentem na pele todos os dias, é uma situação confortável da qual não querem sair. É uma questão de conveniência.

machismo-por-conveniencia

“Mulher no volante, perigo constante!”

Uma frase que às vezes é dita de brincadeira, mas que tem uma base machista inacreditável. Existem pessoas boas e ruins de roda tanto no sexo feminino quanto no masculino: o sexo não determina a capacidade de exercer uma função cotidiana, como dirigir. Perigo constante mesmo é aquela pessoa que combina direção com álcool, que não respeita a distância de segurança entre os carros (e fica colando), aquela pessoa que tenta ultrapassar pela direita ou que não liga a seta nunca e vira ou troca de faixa bruscamente.

carro

 “Lugar de mulher é na cozinha.”

Mais uma frase machista antiga que, com certeza, você já ouviu ou já pronunciou. Existem muitos chefs homens que cozinham super bem e muitas mulheres que são péssimas cozinhando, mas que são ótimas administradoras, economistas, executivas… nem sempre o lugar de uma mulher é na cozinha. O lugar de uma mulher só pode ser definido por ela mesma, e este pode ser uma cozinha, mas pode ser também um escritório, uma loja, um batalhão, uma quadra de vôlei, etc. Cada pessoa tem o poder de definir como quer viver sua vida e quais são seus melhores talentos.

we-can-do-it

 “Mulher gosta é de dinheiro.”

Sim, a maioria das mulheres gosta de dinheiro. A maioria dos homens também. Existem pessoas interesseiras por todos os lados, mas não devemos generalizar e pressupor que todas as mulheres do universo sejam interesseiras.

Dinheiro_na_cueca

“Nossa, que gostosa! Ah, se eu te pego…”

Fico imaginando o que se passa na cabeça dos homens que ficam gritando esse tipo de coisa com mulheres desconhecidas no meio da rua. Será que eles pensam que elas vão se encher de tesão e sair correndo para os seus braços? Esse tipo de cantada não é um elogio, não passa nem perto disso. É completamente humilhante e amedrontador. Você tem todo o direito de achar alguém bonita, só não precisa agir como um estuprador em potencial.

capa-mulher

“Deve estar com TPM.”

A tensão pré-menstrual (TPM) é algo real e pode realmente afetar os hormônios de algumas mulheres, fazendo com que elas fiquem mais sensíveis em certa época do mês. Porém, nem sempre elas estão irritadas porque estão com TPM. Existem muito mais coisas entre o céu e a terra que possam estar deixando uma mulher irritada do que simplesmente os hormônios dela. Ela pode estar passando por algum problema, lidando com alguma situação difícil ou com alguma pessoa idiota (e você não precisa ser essa pessoa. Portanto, pense antes de falar asneira!).


Vejo ainda na internet muitas pessoas que têm orgulho de serem machistas e acham bonito ficar espalhando preconceitos por aí. Infelizmente existem mesmo muitas pessoas ruins no mundo, mas você pode fazer a sua parte e contribuir para um mundo melhor, que seja mais pacífico, onde não seja normal destilar ódio entre pessoas de diferentes gêneros, religiões, cores de pele, orientações sexuais, situações financeiras, etc.

Portanto, debater sobre preconceito é algo muito válido, sempre. Precisamos falar, conversar e discutir tudo o que precisa ser mudado para o mundo se tornar esse lugar melhor. Nunca desista de tornar o mundo um lugar mais justo. Afinal, esse é o lar de todos nós.

Te chamam de machista, mas você não é. Será mesmo?
5 (100%) 8 votes

9 comentários

  • Opa, curti! E gostaria de mais posts como esse 🙂
    O foda é que esses preconceitos são tão entranhados, que mesmo feministas, não estamos livres deles, por isso eu ainda encaro o feminismo como um exercício diário e pessoal. Além do que vc já comentou, gosto muito da forma como esse documentário mostra que as piadas com minorias também devem ser revistas: https://www.youtube.com/watch?v=uVyKY_qgd54 🙂

  • É de rir o tamanho dos seus sim préconceitos e sua base apenas no que a mídia coloca: ” FEMINISMO é respeitar a igualdade de direitos ”

    Minha filha, qualquer ISMO significa desbalanceamento e desequilíbrio. O ideal de Deus para um casal é igualdade de direitos.

    Sobre as situações que colocastes sim são humilhantes e típicas do machismo. Mas nem todos os homens são assim.

    Lembre-se: as feministas atuais querem apenas ser machistas com vagina.

    Se tiver coragem, leia o que elas pensam a respeito dos homens ( é necessário uma opinião fundamentada em fatos e não no que o Fantástico ou similares diz ) :

    https://acidblacknerd.wordpress.com/2013/08/26/o-que-e-feminismo-o-que-pensam-as-feministas-sobre-o-sexo-com-homens/

    • Essas pessoas, igualmente ao machismo, são pessoas ate certo ponto doentes. São radicais demais e todo radicalismo se perde em seus próprios dilemas.

  • Bem legal o texto, mas fiquei com uma dúvida, na rua não pode chamar de gostosa ou coisas do tipo. E no facebook? Pois o que tem de mulher que coloca umas fotos provocantes só esperando os homens postar comentários parecidos com os citados na rua.

    • Então vá chamar as mulheres do Facebook assim,por que essas querem,e não qualquer mulher na rua.
      Tem coisa nesse mundo que só paciência ajuda…

  • Esse tipo de postagem em sites de feministas chega a ser uma piada, é como um comentário dos ratos falando dos gatos.

    1º “Logo, se você não é machista, você é feminista.”

    Tá de sacanagem? Eu não acho que as mulheres devem ter direitos iguais aos dos homens em tudo e também é lógico que não acho que os homens devem ter todo os benefícios que mulher tem em tudo! Simplesmente porque ambos são importantes, mas SÃO diferentes sim!

    2º “Sobre a tirinha do casalzinho”

    Escolher o tipo de mulher que queremos não é machismo! Vocês têm o MESMO direito de escolher o tipo de homem também, antes ou depois de fazerem sexo, isso é problema individual de cada um, não é igualdade o que querem? Ou será que querem sejamos obrigados a pensar como vocês feministas?

    3º “Mulher no volante, perigo constante”

    Creio que essa frase seja bem antiga, pois os homens aprenderam a dirigir antes das mulheres, então é normal que as mulheres aprenderam a dirigir primeiro. Mas observe a gravura: um HOMEM bêbado sendo repreendido pelo guarda. Mulher não bebe e dirige depois? Está se falando de destreza no volante, sejamos sinceros né? As mulheres têm mais destreza dirigindo do que homens? Enfim…

    4º “Lugar de mulher é na cozinha”

    Sim, disso eu também discordo, tanto homem quanto mulher podem fazer essa tarefa, o que não é desmérito nenhum para ambos! Essa frase também é muito antiga pois os homens saiam para trabalhar e as mulheres ficavam em casa, queriam o quê? Ficar sem fazer nada??? Mas isso é muito antigo, hoje em dia as mulheres trabalham fora também.

    5º “Mulher gosta é de dinheiro”

    Me desculpem, pode até ter exceção, mas isso é FATO! Todos nós conhecemos aquela frase também antiga por sinal: “minha filha, você tem que se casar com um bom partido”, não é verdade? Isso é um costume antigo que virou regra na sociedade do mundo todo! Pais e mães ensinam isso para as filhas desde bem pequenas. O homem quando gosta de uma garota mesmo, ela pode ter a situação financeira que for! Se ele gosta, ele vai ficar com ela. Essa tirinha do dinheiro na cueca não é equivalente ao assunto em questão, aquilo ali se trata de roubo e não de interesse.

    6º “As cantadas de pedreiro”

    O título já diz tudo cantada DE PEDREIRO, logo nota-se que não é uma atitude de todos, estamos cercados de preconceito em TUDO, um exemplo é a própria frase “cantada de pedreiro”, pois existem pedreiros que não fazem essa idiotice.

    Bem, chega né? Para concluir: As feministas do passado tinham motivos para brigar, elas conseguiram a igualdade que se dava para conquistar; o direito de trabalhar em empregos que só homens tinham, votar, etc… conseguiram a liberdade que todos merecem, já as de hoje não querem direitos, querem zona! Porque elas só querem copiar o que os homens imbecis fazem.

    Se com tudo isso eu ainda estiver enquadrado como machista, então ok, eu sou machista com muito orgulho disso!

    • Esse tipo de postagem em sites de feministas chega a ser uma piada, é como um comentário dos ratos falando dos gatos.

      1º “Logo, se você não é machista, você é feminista.”

      Tá de sacanagem? Eu não acho que as mulheres devem ter direitos iguais aos dos homens em tudo e também é lógico que não acho que os homens devem ter todo os benefícios que mulher tem em tudo! Simplesmente porque ambos são importantes, mas SÃO diferentes sim!

      2º “Sobre a tirinha do casalzinho”

      Escolher o tipo de mulher que queremos não é machismo! Vocês têm o MESMO direito de escolher o tipo de homem também, antes ou depois de fazerem sexo, isso é problema individual de cada um, não é igualdade o que querem? Ou será que querem que sejamos obrigados a pensar como vocês feministas?

      3º “Mulher no volante, perigo constante”

      Creio que essa frase seja bem antiga, pois os homens aprenderam a dirigir antes das mulheres, então é normal que os homens aprenderam a dirigir primeiro. Mas observe a gravura: um HOMEM bêbado sendo repreendido pelo guarda. Mulher não bebe e dirige depois? Está se falando de destreza no volante, sejamos sinceros né? As mulheres têm mais destreza dirigindo do que homens? Enfim…

      4º “Lugar de mulher é na cozinha”

      Sim, disso eu também discordo, tanto homem quanto mulher podem fazer essa tarefa, o que não é desmérito nenhum para ambos! Essa frase também é muito antiga pois os homens saiam para trabalhar e as mulheres ficavam em casa, queriam o quê? Ficar sem fazer nada??? Mas isso é muito antigo, hoje em dia as mulheres trabalham fora também.

      5º “Mulher gosta é de dinheiro”

      Me desculpem, pode até ter exceção, mas isso é FATO! Todos nós conhecemos aquela frase também antiga por sinal: “minha filha, você tem que se casar com um bom partido”, não é verdade? Isso é um costume antigo que virou regra na sociedade do mundo todo! Pais e mães ensinam isso para as filhas desde bem pequenas. O homem quando gosta de uma garota mesmo, ela pode ter a situação financeira que for! Se ele gosta, ele vai ficar com ela. Essa tirinha do dinheiro na cueca não é equivalente ao assunto em questão, aquilo ali se trata de roubo e não de interesse.

      6º “As cantadas de pedreiro”

      O título já diz tudo cantada DE PEDREIRO, logo nota-se que não é uma atitude de todos, estamos cercados de preconceito em TUDO, um exemplo é a própria frase “cantada de pedreiro”, pois existem pedreiros que não fazem essa idiotice.

      Bem, chega né? Para concluir: As feministas do passado tinham motivos para brigar, elas conseguiram a igualdade que se dava para conquistar; o direito de trabalhar em empregos que só homens tinham, votar, etc… conseguiram a liberdade que todos merecem, já as de hoje não querem direitos, querem zona! Porque elas só querem copiar o que os homens imbecis fazem.

      Se com tudo isso eu ainda estiver enquadrado como machista, então ok, eu sou machista com muito orgulho disso!