Guia dos Solteiros

Como amenizar o caos em poucos minutos

Como desorganizada profissional, tem dias que só preciso de 3 minutos para virar minha casa de cabeça pra baixo. Morando numa kitnet qualquer coisa já tranforma tudo numa bagunça: a cama desarrumada, uma roupa jogada, sapatos sem guardar, etc. E quando acumula tudo isso? É o caos!

Vai parecer brincadeira, e no final das contas é mesmo. Mas em um dia de preguiça e bagunça, conversando com amigas no Whatsapp lancei o desafio: “meninas, preciso dar um jeito em casa. Vocês vão me falar quanto tempo eu tenho, 5, 10, 30, 40 minutos. E vou ter que me virar pra fazer o máximo possível nesse tempo – quando acabar, acabou, e já posso voltar pra frente da tevê”. Elas me deram 10 minutos, liguei o cronômetro e saí correndo. Resultado: a casa inteira quase 100% arrumada.

Eis que hoje apliquei isso sozinha, depois de chegar de viagem e encontrar a casa de pernas pro ar (eu jurava que tinha deixado arrumada). Era a bagunça que deixei antes de viajar + roupas em cima da cama que tirei do varal + a mala pra desfazer + a bike no meio do caminho + a bagunça de sempre. Dessa vez estipulei 40 minutos, porque a situação era crítica. E olha só como ficou:

arrumar

Quer fazer também? Não tem segredo:

  • Adapte o tempo pra sua bagunça, pro tamanho do lugar a ser arrumado e pra sua disponibilidade. Se tiver que sair, use essa maratona pra aproveitar o tempo.
  • FOCO! Pra conseguir isso, eu tenho que me desconectar. Desligo o computador, esqueço o celular e ligo a música bem alta. E nada de se distrair com a própria bagunça no meio do caminho.
  • Aplique essa rotina com frequência, mesmo que o caos ainda não tenha chegado. Assim você aprende a manter e vai se desesperar cada vez menos.

Que tal começar agora? Depois conta pra gente como ficou 🙂

1 comentário

  • Eu fiz um cronograma no celular usando o app Google Agenda (ele salva tudo na sua Nuvem, ou seja, E-mail e mesmo se seu celular quebrar ou for roubado suas coisas continuarão salvas). Exemplos que programei:
    – passar pano no chão da cozinha + despensa + banheiro 1x a cada 2 dias
    – limpar a geladeira 1x a cada 1 mês
    – limpar os ventiladores 1x a cada 3 meses
    – lavar as cachorras 1x por domingo
    – passar pano na sala 1x a cada segunda
    – tirar poeira dos móveis 1x a cada segunda
    – passar óleo nos móveis 1x a cada três meses
    – limpar o carro por dentro 1x a cada 1 mês
    – lavar edredon/cobertor 1x a cada 2 meses
    – lavar lençóis 1x a cada 2 sextas
    – lavar toalhas e fronhas 1x a cada 1 sexta
    – limpar as janelas 1x a cada três meses

    Esses são os q lembro agora. Fiz essa programação porque eu tinha o costume de virar a casa de cabeça para baixo, ficar com o corpo arregaçado no dia seguinte e dois dias depois tudo estava sujo de novo, então desse jeito eu limpo um pouquinho por dia todos os dias sem ficar cansada. Usem sempre luvas de limpeza. Se quiser a lista completa é só me chamar que colaborarei com o post s2

Receba nossos artigos por e-mail:

Digite seu email:


Política de Privacidade