Guia dos Solteiros

Conheça os principais benefícios do ciclismo

Modalidade esportiva surgida na Inglaterra no século XIX, o ciclismo é uma atividade que traz uma série de benefícios para o corpo. Atualmente, iniciativas locais de prefeituras por todo o Brasil têm incentivado a prática do esporte nos centros urbanos. Cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro são consideradas modelos quando o assunto é bicicleta e mobilidade. Só no Rio o carioca conta com 140 km de ciclovia. Na capital mineira houve um crescimento de 380% de ciclistas circulando pelas ruas, de acordo com levantamentos realizados pela Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, BH em Ciclo.

6 motivos para começar a pedalar

Conheça os principais benefícios do ciclismo

  • Bom para o organismo e para o meio ambiente

 

Homens, mulheres, crianças e jovens circulam pelas ciclovias e ruas do país, economizando tempo e dinheiro para se locomover na grandes cidades. Destinada a diversas finalidades (exercício, meio de transporte, lazer), a bicicleta é uma alternativa limpa de locomoção, e ao mesmo tempo proporciona um aumento significativo na qualidade de vida.

 

  • Ajuda a emagrecer

 

Pedalar diariamente é ótimo para perder peso, além de ajudar na perda de gordura abdominal. Além de ser uma atividade prazerosa e lúdica, andar de bike queima até 700 calorias por hora. É a atividade preferida de pessoas que querem emagrecer de forma divertida e ao ar livre.

  • Fortalece a musculatura

 

Andar de bicicleta tonifica os músculos das pernas, braços, tórax e dorso. Além disso, a atividade auxiliar a otimizar o equilíbrio do corpo, trabalhando vários músculos ao mesmo tempo.

  • Aumento do desempenho aeróbico e cardiovascular

 

A bike deixa a pessoa mais disposta e de bem com a vida, sem contar que melhora as condições respiratórias, com os pulmões trabalhando a todo o vapor, melhorando o fôlego e a resistência. O resultado é mais disposição e bem-estar. Sem contar que o esporte auxilia a reduzir taxas de triglicérides e diminui o risco de infarto. Em dias muito quentes não esqueça de levar um squeeze para se hidratar.

 

  • Melhora o sistema imunológico

 

Pedalar melhora a pressão arterial e os batimentos cardíacos, estimulando a produção de glóbulos brancos no organismo, que são as células de defesa contra infecções causadas por vírus e bactéria.

  • É excelente para as emoções

Conheça os principais benefícios do ciclismo

Pedalar libera endorfinas e aumenta o os níveis de serotonina, deixando a pessoa livre do estresse. O sono fica mais tranquilo e a vida sexual mais ativa. A bicicleta é um antidepressivo poderoso, além de combater a ansiedade.

Acessórios e equipamentos garantem a segurança do ciclista

Locomover-se sob duas rodas requer medidas de segurança, a fim de garantir uma jornada completa, confortável e tranquila.

Antes de montar na sua bike e sair pedalando por aí, tome algumas precauções para prevenir acidentes. Acessórios e equipamentos como capacetes, retrovisores, luvas, proteções óculos e sapatilhas são indispensáveis para você se movimentar à vontade e com segurança, garantindo pedaladas eficientes.

1 comentário