O que acontece se uma pessoa comer larva de mosca?

Confira algumas coisas que você precisa saber e algumas das típicas curiosidades a respeito das larvas de mosca.

Larva de mosca
1 vote

Você comeu ou conhece alguém que ingeriu larva de mosca? Atenção: Veja o que pode acontecer com pessoas que passam pela experiência.

A pergunta do título sobre moscas e larvas parece um pouco insana. Mas, no mundo são quase 900 milhões de pessoas que sofrem de fome, o problema crônico que nunca tem uma solução definitiva.

Pela sobrevivência diversos povos incluem insetos na dieta alimentar, o que de certa maneira nos casos extremos representa inclusive uma indicação das Nações Unidas.

Mesmo com toda a tecnologia dos dias atuais os recursos tecnológicos não são capazes de satisfazer as demandas mundiais por comida completamente. Jogar almoço fora parece errado. E se o alimento estiver rodeado por moscas que depositam ovos de larvas?

A impureza das moscas

Mosca impura

Mosca no alimento (fonte: thoughtco)

O problema não acontece apenas entre populações de classe baixa. Imagine que em um churrasco no campo as moscas surgem próximas as carnes e existe risco do consumo de larvas se tudo não estiver muito higienizado.

Moscas são insetos sujos capazes de espalhar germes. Quando o público realiza consumo das larvas ou ovos pode transmitir doenças. Alguns exemplos:

  • Miíase
  • Febre tifoide
  • Disenteria
  • Cólera

A larva da mosca no organismo humano

A mosca pousa na alimentação. Depois você come o alimento que tem as larvas. E agora?

São inúmeras as hipóteses, inclusive ao considerar infecções ou lesões. Conforme o caso seu cólon pode ficar com as larvas hospedadas nos tecidos de órgãos. Em algumas pessoas infectadas são típicos os efeitos colaterais como:

  • Febre;
  • Prisão de ventre;
  • Dores no estômago.

Geralmente as moscas depositam ovos de larvas em frutas ou carnes. Porém, para determinadas vítimas o depósito acontece direto no corpo durante a picada na pele.

VEJA TAMBÉM: Comer bicho da goiaba faz mal?

Se eu comer larva de mosca posso morrer?

Sim. Independente da forma que se consome a larva (comendo ou via picadas) há chances de ocorrer a miíase como efeito colateral perigoso. Se esta condição de saúde não é tratada da forma correta o paciente pode falecer.

É comum aos médicos indicarem tratamentos para expulsar ovos e larvas a base de vermífugos.

O que fazer se uma mosca pousar na minha sopa?

Mosca na sopa

Mosca em cima da sopa (fonte: mentalfloss)

Independente se é sopa ou outro tipo de alimento existe a necessidade de dispensar a comida nos casos dos pousos das moscas.

O público geral deve incentivar maneiras de não atrair moscas para dentro de casa. Por exemplo: Manter ambientes limpos, jamais acumular pratos sujos ou comida na pia e comprar alimentos apenas de estabelecimentos higienizados.

Para que servem as moscas?

As moscas com ovos de larvas parecem um grande mal para a humanidade. Contudo, estes insetos possuem utilidade por servirem de alimentos aos animais, controlar pragas, controle de plantas daninhas, polinização, identificar cadáveres e ajudar em resolver crimes via entomologia forense.

[wp-faq-schema title=”Larva de mosca: Mais algumas dúvidas respondidas” accordion=1]

Fonte da imagem destaque: newsroom

Compartilhe

Editor do blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *