Comer bicho da goiaba faz mal?

Muitas vezes, ao comer goiaba, prestamos atenção para tentar achar eventuais bichos que estejam na fruta. Então fica aquela questão: será que o bicho da goiaba não faz bem a saúde?

Goiaba branca

Foto goiaba: Reprodução

Imagino que agora você ficou ainda mais curioso(a) para descobrir esse mistério. Saiba que para entender o bicho da goiaba, vamos desde o começo:

1. O que é o bicho da goiaba?

Larva do Bicho da Goiaba: Anastrepha Obliqua

Anastrepha Obliqua (Fonte: Wikimedia)

É a larva de uma mosquinha de fruta.

Ai você se pergunta: comer larvas vivas faz mal para a saúde? A mosquinha coloca seus ovos dentro da goiaba, que eventualmente chocam e saem as larvinhas. Essas mosquinhas têm preferência pela goiaba, porém podem colocar seus ovos em outras frutas, como mamão, maçã, abacate e outras.

Bichinho da maçã

Bichinho da maçã (Fonte: Ziraldo)

2. Tem como saber se uma goiaba tem bicho?

Ao fazer supermercado ou pegar a goiaba do pé, verifique se existem pequenos furinhos em sua casca. Ao comer, prefira cortar a goiaba com uma faca antes, se atentando para qualquer movimento dentro dela.

Goiabas partidas no supermercado

Goiabas abertas (Fonte: Getty Images)

O bicho de goiaba costuma ser da cor da goiaba, portanto pode ser difícil enxergar esse tapuru.

Imagem da goiaba bicho

Imagem de um tapuru de goiaba vivo

3. Ingerir um bicho da goiaba faz mal?

Vai fazer mal, sim. Ao bicho, que vai ter uma morte muito violenta, cheia de dentes e ácido estomacal. Não se preocupe. Nosso suco gástrico é mais do que capaz de detonar com esse bichinho em pouquíssimo tempo.

Além disso, ele só come goiaba e não sai dali. Então praticamente tem as mesmas propriedades da fruta. Ver um bicho de goiaba pode nem ser uma coisa tão ruim assim: significa que aquela goiaba não contém agrotóxicos, que fazem muito mais mal do que comer qualquer bichinho inofensivo.

Espero que as informações acima tenham servido para tirar suas dúvidas em relação as famosas larvas (tapuru como alguns gostam de chamar). Agora você já pode deliciar sua goiaba com tranquilidade!

Última atualização:

Wellington
Wellington

Responsável pelo blog, pela publicidade e estatísticas. Empresário, problogger, entre outras coisas. Nas horas vagas toca violão e administra seus 3 mil outros blogs.

64 Comments

  1. Avatarranieri Reply

    Graças a Deus já estava apavorado. Kkkkk
    Depois e comer a terceira goiaba percebi que quase todas estavam cheias de larvas. Kkkkk.

      1. AvatarPEDRO Reply

        Nojo e passar fome e não ter o que comer !! Em época devieres tu não tens noção o que as pessoas têm que sujeitar a comer para sobreviver !!

  2. AvatarErnani Marimon Reply

    Por isso dizem que é bom comer essas frutas a noite, assim não se enxerga os bichinhos.

  3. Avatarkaren Reply

    falou tão bonitinho, que vou comer sem medo goiaba haha. Tava desesperada aqui, acabei de comer uma, quando olhei tava só bicho, vomitei kkkkkkkkk

  4. AvatarSabrina Reply

    Que alívio !! Comi manga que tinha larvas , vomitei tudo e corri no google pra efetuar pesquisas de possíveis riscos a saúde , ufaaaa achei que teria de fazer uma lavagem estomacal . Obrigada pelo post.

  5. Avatarailton augusto silverio Reply

    o problema não e encontrar um bicho na goiaba,mas sim encontrar meio bicho..porque voce ja comeu a outra metade..

  6. Avatarnelsonita Reply

    Tenho nojo desses bichinhos, meu namorado me revelou que come” eca” que horror!!! pena que não faz mal algum ele vai continuar comento to com vontade de vomitar bueee

  7. AvatarDébora Reply

    Li esse artigo com uma goiaba na mão, mas não consigo comer.. ver aqueles bichinhos se mexendo me dá arrepios. Pra comer goiaba tenho que partir em 1000000000 de pedaços. Pena, mas realmente não conheço.

    1. Avatarjeferson Silva da roza Reply

      Eu já comi goiaba mas eu vi que tinha nas goiabas brancas um milhão de larva eu comi a metade e minha filha viu um bicho no meu dente aaai
      Ava

  8. AvatarLeonardo Reply

    Dei uma tangerina p minha esposa de noit e qndo ela tava terminando percebeu q tava cheia de larvas.. Começou a chorar desesperada. Vomitou ate o figado kkkkkkkkkk obrigado

    1. Avatarguto Reply

      vou ter que tomar o remédio ANITA É???? tomo caldo de berinjela para emagrece e vi uns vermes flutuando na água. Rapaz deu um nojo q a língua deu ate um nó. Ai fiquei pensando como essas coisinha chegaram a li?, caramba esse tempo todo eu venho tomando caldo de verme é lasca

  9. AvatarHeri Schweitzer Reply

    Queria saber sobre o da berinjela também, sempre como berinjela e/ou faço suco pra tomar durante o dia, mas nunca havia reparado nesses bichinhos, apenas uns pontinhos pretos que eu tirava e ignorava, mas hoje eu encontrei uns 3 e pesquisando eu vi que é normal! o.O Eu hein, comi muitos então kk mas será que fazem mal? Até hoje não fez, mas também eu não sabia né, o que os olhos não veem, o organismo não sente! kkk

  10. AvatarJosé Carlos Pinto Reply

    Vocês são maravilhosos, me explicaram que o bicho da goiaba é inofensivo, e gosto muito de goiaba e tem três vezes mais vitaminas ” c ” que a laranja ou limão, e na minha chacrinha os pés estão carregado, muito obrigado mesmo!

  11. Avatarvania de oliveira cassiano Reply

    E comer um bichinho pretinho que aparece na uva passa, faz mal???

  12. AvatarRafael Reply

    Tenho um pé de acerola em casa e também tem umas larvinhas bem pequenas e transparentes pode ser degustadas? Abri várias tanto as verdes como as mais passadas quase todas tem essa larvinha sei lá o nome kkkk alguém me ajuda.

  13. AvatarMoneSikmanova Reply

    Eu ja tinha ouvido falar desse lance do bichinho ter as mesmas propriedades que a fruta onde ele habita, afinal de contas, ele nunca sai dali mesmo!
    Acabei de colher umas cerejas lindas,e achei um desses andando em uma delas (tava ate gordo o bichinho).
    Comi mesmo assim :-P.

  14. AvatarJezer Braga Reply

    Estou fazendo um doce de goiaba, alias, estou fazendo um doce de bicho de goiaba pois tem muito bicho nessa goiaba

  15. AvatarEli Reply

    Poxa mesmo cortando com a faca e examinando acho que comi os bichos kkk pensei que isso fazia mal mais esse artigo me deixou tranquilo

  16. AvatarErmelinda moraes de azevedo Reply

    muito brigado pela dica agora posso tomar suco de goiaba avontade,na minha casa não pé de goiaba mas na minha vizinha tem

  17. AvatarLuana Reply

    Amei a dica, goiaba é minha fruta preferida, agora comerei sem nenhum receio!! Obrigado pela dica😙

  18. Avatarrogerio Reply

    Na vdd eu comi alguns pedaco de pizza e vi q estava com larvinhas vomitei mas nao saiu. E preocupante ou sulgo do estomago acaba com eles. Eram pequenininhos.

  19. AvatarPEDRO Reply

    Vou fazer schimia de goiaba com bichinho e tudo nossos avós também faziam e não tinham frescuras como hoje em dia !!

  20. Avatargeorge Reply

    Sempre comi quando pequeno, nunca fez mal, quando veio os filhos fiquei seletivo ao escolher frutas para eles, mas depois parei com estas frescuras, mas vai uma dica, faça suco, descasque, corte em 2 metades e com uma colherinha retire toda a polpa mole com sementes, coloque no liquidificador, e ai sim enxague 2 ou 3 vezes as metades, ficam limpinhas, coloque agua e açucar a gosto, e bata bem , pra que não quer comer o bixinho é uma boa dica, lembrando que a goiaba é uma fone de calcio valiosa.

  21. AvatarLuciane Reply

    Amo goiba mais não posso comer diariamente por causa do meu intestino preso pois ouvir dizer que a goiba causa esse dano
    Porém lembro que quando eu era criança e comia uma goiba e tinha um bichinho dentro e tirava e continuava comendo rsrsrs ou algumas vezes eu comia com bichinho para mostra para os meninos que nem toda mulher e medrosa ou fresca kkkkk coisa de criança sabe como é neh

    1. AvatarMarcus Reply

      Para intestino preso coloque uma colher de sobremesa de linhaça em meio copo d’água a noite e tome tudo junto até acordar e beba

  22. AvatarCelio Reply

    Para quem usa óculos é só tirar, não fica um bicho! Prefiro os bichinhos do que veneno, adubo químico, ureia, etc. Além de ser mais saudável, é ecologicamente correto.

  23. AvatarLorena Reply

    Ufaaa!
    Ingerir um alimento e tinha uma larva fique desesperada. Mas agora estou despreocupada, graças a Deus.
    Muito obrigada !!!!

  24. Avatarbrenda sa Reply

    Que bom, pois estava comendo uma goiaba e nao prestei atenção, so no final e vi um bichinho, joguei logo fora, me angustiei kkkk e corri pra pesquisar… e encontrei essa pagina.

  25. AvatarCELSO Reply

    NÃO GOSTAVA DE GOIABA PORQUÊ ACHAVA QUE AS LARVAS FAZIAM MAL À SAÚDE, AGORA VOU PASSAR A COMER GOIABA, DESDE QUE TENHA BASTANTE LARVAS.

  26. AvatarJean Reply

    Sobre o cara que encontrou larvas na pizza aí é diferente são larvas de moscas comuns eca

  27. AvatarDébora Reply

    Estou fazendo essa pesquisa pois acabei de abrir umas goiabas pra fazer suco e vi os furos logo ki abri duas vias as larvas fui pesquisar pois estou grávida e penso no bem está da Minha bebê e do meu filho de 2anos. Graças a Deus não vou precisar jogar as goiabas no lixo vou jogar no liquidificador. E nem vou precisar me preocupar.

  28. AvatarSidnei Reply

    São proteínas!!!!! amidos e outros nutrientes hehehehhe no curso de sobrevivência temos que comer algumas larvas que são coletadas… mesmo comendo aquelas no curso, as da goiaba dá um ar estranho rs. rs. rs. mas podem comer com tranquilidade, se for vegetariano, por dizer que come carne branca rs.

  29. AvatarMarta Helena Reply

    Adorei ! Cortei um lindo pé de goiaba por que dava bicho! Que raiva! Não vou mais ficar com a consciência pesada ao achar um bichinho nas frutas!

  30. AvatarSoldado Reply

    Se tivessem servido o Exercito,isso tudo aí seria sobremesa pra voces .
    Já comeram o tapuru do coco ? já comeram cobra? E por ai vai !

    1. adminadmin Post author Reply

      Olá, Jefferson!

      Quem gosta de goiaba está sempre sujeito a encontrar o bichinho. rsrs

      Abraços!

  31. AvatarJhosef Reply

    Meu Deus! esse povo toma água todo dia com coliformes fecais, ou seja bosta, e preocupado com um tapurusinho de nada, que tem gosto de goiaba

    1. AvatarLuciano Reply

      Eu também acho que vale a pena , ainda mais sabendo que ele tem as mesmas propriedades da goiaba , não vou deixar eles escaparem não kkk

  32. AvatarMaria Izabel de Oliveira Reply

    Morei na roça até 15 anos praticamente só me alimentei dos alimentos cultivados no mato direto da árvore ,não me lembro de ter o abito de lavar , porque nem sempre tinha água por perto. E nunca tive problemas com isso . Praticamente todos os grãos e frutas dos pequenos produtores não tem venenos e tem bichinhos, eles também precisam de se alimentar é o equilíbrio do planeta tudo faz parte da natureza ,criação do universo.

  33. AvatarVictor Reply

    Tava boladão aqui, comi um caqui e achei dois bichinhos dentro. Não sei se comi, mas irei tomar um remédio contra verme pra garantir haha

  34. AvatarGaby12e3 Reply

    Mto obrigada pela informação , estava um pouco desesperada, comi a goiaba e qndo tava só na metade percebi o bichinho kkk

    1. AvatarThiago rafael Reply

      Bom dia o bicho da hoiaba nao faz mal e o bicho encontrados em esfirra de frango faz mal.

  35. Avatarson goku Reply

    kkkkk eu joguei a goiaba fora e pesquisei dps ou seja agr to arrependido to mt triste pq a goiaba tava mo bom e eu to com fome ;-;
    hahahahahahha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *