Guia dos Solteiros

Whey, BCAA, Albumina ou Maltodextrina? Sabia como e quando usar suplementos para o ganho de massa muscular

A prática regular de exercícios físicos unida a uma alimentação adequada pode levar a mudanças na composição corporal promovendo redução de gordura corporal ou aumento de massa muscular (Hipertrofia). Observamos que hipertrofia é o objetivo descrito pela maioria das pessoas que buscam atividade física.

Nestes casos é necessário um programa de treino adequado. Através de algumas características específicas relacionadas ao tempo e à intensidade de execução dos exercícios conseguiremos estimular respostas hipertróficas das células musculares. Porém o treino não é tudo, não basta estimular sem viabilizar tais respostas celulares. Neste ponto observamos a importância da dieta praticada por estes indivíduos. A oferta de nutrientes é o fator que tornará possível a resposta orgânica. Ou seja, treino sem dieta não funciona!

Poderíamos comparar nosso corpo com uma máquina, de fato conseguimos desempenhar a atividade que desejarmos com esta máquina, mas para isso precisamos oferecer os combustíveis adequados. Carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas, fibras, compostos bioativos e água são os combustíveis que movem esta máquina. A oferta destes nutrientes em quantidade e qualidade adequada à situação do indivíduo é imprescindível para que alcance hipertrofia muscular.

Quando tomar suplemento?

Sabia como e quando usar suplementos para o ganho de massa muscular

Ao analisarmos o comportamento alimentar destes indivíduos que buscam hipertrofia muscular é possível compreender um dos motivos pelo qual a grande maioria das pessoas encontra-se insatisfeita com os resultados obtidos. Trabalhos de pesquisa evidenciam que estes indivíduos não consomem os nutrientes necessários, não fornecem suporte nutricional adequado e por consequência o metabolismo não responde à altura.

Os motivos pelos quais a oferta de nutrientes é insuficiente são inúmeros, porém, na grande maioria das vezes estão relacionados à rotina de vida. Neste momento observamos a importância dos suplementos alimentares. Estes produtos não se tratam de uma regra comum a todos, são na verdade uma estratégia, extremamente importante em dois casos:

  • Nos casos de consumo alimentar insuficiente, quando não se pode oferecer os nutrientes necessários através da dieta
  • Nos casos onde o consumo alimentar é adequado, mas através da manipulação da oferta de nutrientes podemos melhorar os resultados obtidos

Na primeira situação os suplementos são prescritos levando em consideração o consumo alimentar, identificados possíveis brechas/gargalos no fornecimento de nutrientes e deficiências apresentadas, programamos os suplementos que fornecerão tais nutrientes.

Na segunda situação quando existe dieta adequada observamos as características do trabalho físico e lançamos mão dos recursos ergogênicos, suplementos capazes de aumentar o desempenho elevando a potência física, força mental e limite mecânico.

Quais suplementos tomar? Proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais são bem vindos!

Os suplementos fornecedores de proteínas têm sua melhor indicação para a situação que sucede o treino, neste momento o tecido muscular demanda rápido aporte de proteínas. Produtos como as proteínas do soro do leite whey protein, proteínas da carne, proteínas do ovo e as proteínas vegetais (arroz, ervilha, soja.) são bem-vindos.

Sabia como e quando usar suplementos para o ganho de massa muscular

Além da situação pós-treino, qualquer outra refeição durante o dia pode receber os suplementos de proteínas, basta que a oferta de deste nutriente seja insuficiente. A quantidade de suplemento a ser consumida depende de cada indivíduo, depende das características individuais do consumidor.

Temos ainda os aminoácidos como glutamina, BCAA´s, leucina, beta-alanina, arginina entre outros, que também são usados nas situações próximas ao treino. Estes nutrientes são consumidos em quantidades menores, são poucas gramas, mas são muito eficientes.

Os carboidratos como maltodextrina, waxy maize e dextrose são usados como fonte de energia, tanto na situação pré-treino, pós-treino ou refeições intermediarias ao longo do dia. E por fim temos os vitamínicos e minerais, suplementos que fornecem micronutrientes, elementos fundamentais para o bom desempenho do metabolismo. Este suporte especial conferido pelos suplementos viabilizará as ações celulares tornando possível a hipertrofia muscular.

Texto elaborado por Diogo Círico, nutricionista esportivo R.T. Growth Supplements.  

Whey, BCAA, Albumina ou Maltodextrina? Sabia como e quando usar suplementos para o ganho de massa muscular
5 (100%) 6 votes

4 comentários

    • Karolina nosso organismo pode ser comparado a uma maquina, conseguimos fazer com ele o que desejarmos, apenas precisamos proporcionar as condições que esta maquina necessita. Dieta, treino e descanso são fatores que sustentam a composição corporal de qualquer pessoa. Você conseguirá reduzir a quantidade de massa gorda que desejar, só precisa ‘trabalhar” para isso. Se for possivel, recomendo um trabalho de acompanhamento nutricional com profissional nutricionista, o trabalho ficam muito mais fácil, barato e rápido.
      Boas refeições

  • Parabéns excelente testo,baseado em fatos e evidencias!
    Fica a dica para quem realmente procura fazer o certo e concretizar seu objetivo!!