Guia dos Solteiros

Como acabar com o mofo em sua casa

Aprenda como eliminar de vez esse inconveniente da sua vida.

Como acabar com o mofo em sua casa

Quem mora sozinho com certeza já passou por isso: você chega um armário pro lado pra limpar, e de repente vê aquela mancha verde ou preta na parede. Sim, é ele, o Mofo. Inconveniente. Ele chega, se instala e, sem pedir licença, vai invadindo armários, gavetas, paredes, até se tornar um dos principais “vilões” de sua casa.

No Brasil (mais especificamente no litoral) a umidade, a maresia e as constantes chuvas, principalmente no sudeste, são alguns dos fatores que contribuem para a multiplicação do mofo. Dentro de casa os impactos são visíveis com muita frequência. Pinturas manchadas, armários esbranquiçados, roupas com mau cheiro e muito trabalho. As razões são inúmeras, mas algumas delas podem piorar as condições do local. Quem mora sozinho e trabalha fora, passa bastante por este problema, uma vez que a casa costuma ficar fechada o dia todo.

Evitando o Mofo

A solução mais eficaz para evitar o mofo, é deixar o ambiente sempre ventilado, com boa circulação de ar, e que entre bastante luz. Se não tiver como deixar a casa aberta, existem outras sugestões, como o uso de ventiladores para circular o ar, e lâmpadas incandescentes para reduzir a umidade, mesmo que sejam as de 40 watts, que gastam menos energia, mas garantem a evaporação no local.

Mofo em armários:

– Coloque um litro de vinagre fervido dentro de um recipiente e deixe no guarda-roupa por três horas.
– Misture água sanitária e água e passe nos locais do armário que estão manchados.
– Deixe as gavetas e portas do armário abertas para circular o ar. Em locais muito úmidos são indicados 15 minutos diários.
– Para evitar a umidade, coloque um pedaço de giz nas gavetas. O cheiro de mofo também sumirá após uma semana.

Mofo nas paredes:

– Trate sempre as infiltrações que originam o mofo.
– Misture água sanitária e água e passe nos locais da parede que estão manchados.
– Mantenha uma distância de 5 centímetros entre os móveis e a parede.

Mofo nas roupas:

– Nunca armazene roupas em sacos plásticos
– No caso de mofo em roupa branca, deixe a peça de molho em água sanitária
– Para retirar o mofo de tecido colorido, umedeça a peça com suco de limão
– Para retirar o mofo de seda ou sintéticos, lave a roupa com leite e enxagüe com água.

Fontes: Essa e essa.

1 comentário

  • E aew, gostei muito do blog, é uma mão na roda para solteiros que não aprenderam nada vendo a mãe tocando a vida. Gostei muito dos posts e estou feliz por ser o Ultra First, o primeiro comentarista (eu acho). Nos próximos posts podia ter umas dicas sobre organização de livros, cd’s, games e outras coisas.
    Um abraço.