Guia dos Solteiros

Dicas para tirar passaporte

Muita gente tem o sonho de viajar para o exterior, mas acha que é algo complicado de se realizar. Além do dinheiro que é necessário juntar para fazer uma viagem grande confortavelmente e sem stress, ainda há a burocracia de tirar passaporte e, muitas vezes, visto para o país de destino.

Tirar passaporte é mais simples do que você imagina

viajarNo Brasil, o órgão responsável pela emissão do passaporte é a Polícia Federal. Para emitir o seu, basta seguir os seguintes passos:

1. Documentos
Separe os documentos necessários;

2. Preencha os dados
Preencha os seus dados e solicite a emissão. Se tiver dúvidas quanto ao preenchimento, ligue para 194 ou mande um e-mail para [email protected];

3. Pague o boleto
Após incluir seus dados, será gerado um boleto. Esse boleto se chama Guia de Recolhimento da União (GRU). Pague este boleto, respeitando sua data de vencimento;

4. Verifique se é necessário agendar o atendimento
Em alguns municípios, é necessário o agendamento de atendimento, devido à grande procura. Verifique aqui se em seu município é necessário agendar o atendimento;

5. Compareça ao posto de atendimento
Caso tenha sido necessário marcar um horário para atendimento no posto de seu município, fique esperto e não perca o dia (nem esqueça os documentos)! É essencial que você chegue no horário. Caso não seja necessário marcar, apenas compareça munido de seus documentos dentro do horário de atendimento do posto de atendimento de seu município.
Fotos: Não é mais necessário levar fotos. As fotos serão tiradas lá mesmo, então esteja apresentável: faça a barba (ou apare), não use decotes nem maquiagem forte, esteja mais natural (nada de fazer penteados que você nunca usa) e lembre-se que camisas brancas não saem bem em fotos de passaporte, pois o fundo também é claro. Tenha em mente que você precisa estar parecido com a sua foto durante a viagem.
bottons-viagem
6. Já fez o passaporte mas ainda não recebeu?
Verifique o andamento do pedido aqui.

7. Entrega do passaporte
O passaporte novo demora normalmente entre 5 a 10 dias úteis para ficar pronto, mas como tudo na vida, pode ocorrer algum imprevisto, então solicite seu passaporte vários meses antes da sua viagem (ainda mais se você ainda precisar tirar visto!). Ele será entregue em mãos ao seu titular (ninguém pode buscar por você, viu?), mediante comprovação de que você é você mesmo: então leve seu documento de identidade e prepare-se para assinar o recibo. Busque seu passaporte no local e horário indicado.

Fonte: Polícia Federal.

Viajar é uma das melhores coisas dessa vida.
Veja aqui algumas dicas nossas para ter uma viagem maravilhosa e tranquila:
Conheça os cuidados que você deve ter antes de viajar
Dicas para arrumar as malas de forma fácil
Viajar é ótimo, mas planejando e economizando é melhor ainda!
Viagem: como escolher o pacote certo
Viajar sozinho não é problema: se divirta em sua companhia e a de outros solteiros

2 comentários