Guia dos Solteiros

Organização: como ser um solteiro menos bagunceiro

Aprenda com essas dicas a como se organizar melhor e ser uma pessoa mais produtiva no seu cotidiano.

Organização: como ser um solteiro menos bagunceiro

Quem mora sozinho sabe que, pelo fato de não ter ninguém cobrando que a casa fique limpa e organizada, a bagunça costuma reinar absoluta. Você demora um tempão pra achar algo que precisa, tropeça nas coisas jogadas, e passa aquele vexame quando chega alguma visita. Mas quem disse que precisa ser assim? Pois é, reunimos então algumas dicas bem simples, mas que podem fazer toda a diferença:

1. Jogue fora.

Reduza antes de começar, elimine e simplifique. Um armário cheio de coisas inúteis, mesmo arrumado com aqueles organizadores super práticos, no fim, ainda é um armário de cheio de coisas inúteis.
Retire tudo, guarde apenas aquilo que você realmente gosta e se livre do resto. Doe, venda, dê de presente pra alguém. Se você não está pronto para isso, coloque em uma caixa com uma etiqueta “talvez”. Se depois de seis meses você não tiver aberto ela, elimine-a.

Organização: como ser um solteiro menos bagunceiro

2. Anote na hora.

Mantenha sempre um caderninho de bolso pra anotar tudo o que vier à mente e não esquecer. Depois coloque as idéias e tarefas na agenda ou em uma listinha de “coisas a fazer”. Baixe algum app no smartphone para te ajudar a lembrar das coisas (sugestão: Google Keep – você também pode acessar as informações no navegador do computador), ou envie por email para você mesmo.

Organização: como ser um solteiro menos bagunceiro

3. Tenha apenas uma caixa de entrada.

Ao invés de ter lembretes e anotações em todos os cantos, em casa e no trabalho, mantenha apenas uma caixa de entrada. Então, pelo menos uma vez por semana, tente esvaziá-la. Apague, delete, arquive, coloque numa lista de afazeres. Item por item até zerá-la. Faça o mesmo em relação aos e-mails do trabalho, tire um tempo para organizar tudo e separar os assuntos ou pessoas por pastas.

4. Tenha um lugar pra tudo.

Reserve um lugar diferente pra cada tipo de informação. Se quiser, utilize uma ferramenta de gerenciamento on-line e mantenha seus cronogramas, lista de afazeres, de filmes, de livros, idéias para projetos… todos organizados por páginas.

Organização: como ser um solteiro menos bagunceiro

5. Coloque no lugar agora.

Não deixe pra depois e sempre coloque as coisas em seus devidos lugares. Isso economiza muito do seu tempo tentando procurar coisas depois, além de deixar tudo desorganizado. Force-se a isso e depois fica mais natural.

6. Limpe agora.

Assim como a dica anterior, tem a ver com não deixar a sujeira acumular e ter que fazer uma mega faxina depois. Se a bagunça é enorme, temos a tendência a nos intimidar e deixar pro dia seguinte, o seguinte, e por aí vai.

Organização: como ser um solteiro menos bagunceiro

7. Crie rotinas.

Crie rotinas de horários e dias específicos para fazer a arrumação. Crie rotina também para onde você deixa objetos como o controle remoto e as chaves. Organize-se para lidar com cronogramas, tarefas domésticas, trabalhos… Depois de um tempo, vai se tornar um hábito instintivo.


E então? Curtiram nossas dicas? Tem mais alguma sugestão pra complementar? Deixa aí sua experiência com a gente!

Fonte: Neuróticos

7 comentários

  • Amigo, o fundo realmente carregou? Tentou dar F5? Essa cor e fundo são uma das muitas combinações sugeridas em livros de design, e sinceramente, em 9 meses de blog, é a primeira vez que alguém reclama disso.
    Mas criticas são sempre positivas e nos ajudam a crescer,obrigado pelo toque!

  • Oi amiguinhos: Estou assistindo vcs no Sem Censura e achei o site de vcs muito bem bolado! Tenho um filho e uma filha solteiros, de 28 e 24 anos, respct., e tem uma dica de cada um pra vcs colocarem aí no site.
    Em relação à faxineira, ao invés de deixar o dinheiro dela em casa, faça um depósito na conta do banco dela, APÓS ver se o serviço ficou bem feito. Isso vai fazer com que ela faça o serviço com mais capricho.
    Dica da filha agora: bolo de xícara de micro-ondas. Ela fez ontem e ficou ótimo: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/49685-bolo-de-xicara.htm. Pronto em 3 minutos. Abraço!

    • Olá Telma! Tudo bem?

      Que bom que gostou do site! A receita do bolo de microondas é conhecida, fizemos um post com duas delas aqui: http://migre.me/5uUF5

      Obrigada pela dica do pagamento da faxineira, eu mesma faço isso mas esquecemos de adicionar ao post.

      Continue participando, sugestões são sempre bem vindas! 🙂

      Um abraço!

  • Ola.. estou solteira há 1 ano e meio, e depois de um casamento que não evoluiu, resolvi morar sozinha no lugar de voltar a morar com meus pais. Melhor decisão que poderia ter…rsrsr
    Estou adorando morar sozinha e estar solteira… curtindo minha vida, trabalhando, fazendo faculdade. Não preciso dar satsifações a ninguém e o que é melhor em tudo isso: posso decorar, pintar e organizar minha casa como EU quero… rsrsrs
    Descobri o site há uns 4 meses e sempre acompanho e vou confessar: me ajudou muito com as dicas, receitas…muito legais!!!
    Parabéns pelo blog, pelas matérias.
    Que Deus os abençoe sempre…

    • Ei Ana Paula!

      Que bom que está tudo dando certo pra você! Ficamos muito felizes quando vemos que pudemos ajudar as pessoas com as nossas matérias.

      Se tiver dicas ou sugestões, pode mandar pra gente, são muito bem vindas!

      Abração.