Guia dos Solteiros

Como trocar a resistência do chuveiro – passo a passo

Você está tomando aquele banho quentinho e cantando os últimos sucessos da sua carreira internacional de turnês imaginárias e… o palco fica sem luz. A água fria transforma um momento prazeroso em um susto que literalmente lava seu espírito para longe.

O que será que aconteceu? Vou ter que trocar a resistência do chuveiro? Ou talvez o chuveiro inteiro? Ou nenhum dos dois? Como se faz essa troca?

Muitas pessoas não sabem trocar a resistência do chuveiro e isso é perfeitamente normal. Sempre tem a primeira vez, certo? Então vamos lá!

Descobrindo o que há de errado

Primeiramente, antes de sair trocando a resistência do chuveiro, certifique-se de que realmente é a resistência que precisa ser trocada. A primeira coisa a fazer é checar os disjuntores do chuveiro.

Muitas vezes, os disjuntores caem por um excesso de uso, como o tempo prolongado no chuveiro ou a temperatura muito alta. Se este for o caso, os disjuntores estarão caídos, bastando religar para voltar a tomar seu banho quentinho.

Caso contrário, será preciso abrir o chuveiro para encontrar a resistência e verificar se ela está realmente queimada. Para isso, siga as instruções do fabricante do seu modelo de chuveiro (você encontra os manuais na internet).

Abra o chuveiro e, se a resistência estiver partida, ela está queimada. Se ela ainda não estiver partida, mas boa parte dela estiver quase carbonizada, ela está a ponto de partir. Então, é bom trocar também.

Se a resistência estiver normal, então certamente o problema é no chuveiro em si. Neste caso, recomenda-se chamar um eletricista, pois o problema pode ser nos circuitos do chuveiro ou na fiação, tanto interna do chuveiro quanto da sua casa.

Trocando a resistência do chuveiro

Se você constatar que o problema é realmente na resistência do chuveiro, prepare-se para realizar a troca. Você vai precisar de uma escada pequena dobrável. Evite usar cadeiras e banquinhos, pois podem escorregar com facilidade e causar acidentes.

Seque completamente o banheiro antes de fazer a troca, para reduzir o risco de acidentes. Certifique-se de que a escada ficará bastante firme. Se puder, peça para alguém te ajudar, segurando a escada para você.

Compre a resistência nova

O primeiro passo é comprar a nova resistência. A melhor forma de fazer isso sem errar é levando a resistência velha e queimada e pedindo a um profissional que te ajude a encontrar o mesmo modelo.

Desligue os disjuntores

desligue os disjuntores

Nunca troque a resistência do chuveiro com os disjuntores ligados. Apesar de a resistência não exercer força elétrica diretamente, isso evita acidentes.

Remova completamente a água do chuveiro

Deixe que toda a água que fica dentro do chuveiro saia antes de abrir o compartimento da resistência. Isso evita que você se molhe e escorregue.

Abra o compartimento

A maioria dos chuveiros funciona com sistema de rosca. Desrosqueando a parte de baixo, você encontrará uma tampa interna com um fio aterrado. Puxe a tampa e retire do fio.

Remova a resistência

Nos tipos mais comuns de chuveiro, a resistência é presa por clipes de metal. Remova-os cuidadosamente com a ajuda de um alicate.

Instale a nova resistência

A nova resistência deve ser instalada também com a ajuda de um alicate, para ficar exatamente da mesma forma que a anterior. Observe que há uma parte da resistência que é mais longa. Essa parte deve ficar no espaço mais longo entre as presilhas.

Feche o chuveiro

Recoloque a tampa encaixando o fio aterrado através da cavidade. Em seguida, pode rosquear a tampa do chuveiro novamente.

Deixa a água fluir antes de ligar a energia

Isso é importante, pois se a resistência não tiver água em seu entorno quando começar a funcionar, vai queimar imediatamente. Deixe o chuveiro encher de água fria e, somente depois disso, ligue novamente os disjuntores.

Agora que você já sabe como trocar a resistência do chuveiro, compartilhe com seus amigos.

Como trocar a resistência do chuveiro – passo a passo
5 (100%) 21 votes

Adicionar comentário