Guia dos Solteiros

8 melhores dicas caseiras para umidificar o ar do quarto

Quer conhecer 8 conselhos fáceis de colocar em prática para a umidificação de ar dos ambientes da sua casa? Siga em frente na leitura e se surpreenda.

Em algumas regiões após períodos de chuvas e trovoadas chega o momento da longa estiagem que pode gerar um tempo seco com baixa incidência de água na atmosfera, quando quase sempre as previsões do tempo indicam a existência de baixa umidade do ar.

Sangramento no nariz, ataques de bronquites, asma, alergias e até tosse seca são apenas alguns dos sintomas que podemos sentir quando estamos em um ambiente com baixos níveis de umidade.

Vale a pena considerar algumas dicas naturais ao invés de tomar remédio artificiais, como, por exemplo, seguir as 8 indicações essenciais para umidificar o quarto, a sala ou outro ambiente da sua casa.

O quarto fica fresco se há uma samambaia
O quarto fica fresco se há uma samambaia (Fonte: Pexels / Pixabay)

1 – Quais plantas umidificam o ambiente?

É um engano pensar que as plantas servem apenas para decorar ambientes. Existem espécies que também são ótimas para a umidificação, purificando o ar e evitando a constante entrada de poeira.

Você pode colocar vasos de plantas em outros cômodos da casa e mesmo assim sentir os benefícios no quarto. Alguns exemplos de espécimes serão demonstrados mais para frente na tabela:

EspécieNome científicoDificuldade do cultivoAção
BabosaAloe vera FácilReduz formaldeído do ar
ClorofitoChlorophytum comosumMédioReduz monóxido de carbono, formaldeído e xileno
Espada-de-são-jorgeSanseviera trifaciata FácilReduz xileno, tricloroetileno, formaldeído e benzeno
SamambaiaNephrolephs exaltata v. Bostonieneses FácilReduz poluentes como formaldeído e xileno
Lírio da pazSpathiphyllum wallisii MédioReduz compostos orgânicos voláteis (VOCs)
Dracaena spDracaena deremensis MédioReduz xileno, tricloroetileno, formaldeído e benzeno
CrisântemoCrisântemo morifolium MédioReduz xileno, formaldeído, benzeno e amônia (espécime atestado pela NASA)

2 – Uma simples bacia faz a diferença

A bacia com água ao lado da cama representa uma solução para você não caminhar pela casa dormindo, como sonâmbulo. Mas, esta simples ideia também é útil para diminuir tosse, garganta seca, entre outros sintomas por causa de locais secos.

Não esqueça de trocar a água da bacia todos os dias. Use o líquido das noites anteriores para regar as plantas que mantêm úmido seu quarto.

3 – Vapor de chuveiro serve para umidificar ambientes?

Por mais incrível que parece, o vapor quente do banho que você toma todos os dias pode ser útil na purificação do ar de sua casa, além de responsável pela água quente que relaxa seu corpo após os dias duros de trabalho.

As narinas ficam mais lubrificadas e menos entupidas com este vapor que beneficia diferentes partes da casa, principalmente se você deixar a porta um pouquinho aberta durante o banho.

O vapor do chuveiro ajuda em umedecer a casa
O vapor do chuveiro ajuda em umedecer a casa (Fonte: tookapic / Pixabay)

4 – Como usar aparelho umidificador?

Uma solução que o mercado oferece é aparelho umidificador para tornar os ambientes mais respiráveis ou saudáveis.

Ligue a sua máquina 4 horas antes de dormir e depois desligue, ou mantenha ligada na temperatura mínima enquanto você dorme de porta aberta para evitar a concentração de excesso de umidade no ambiente que também é prejudicial à saúde.

Você pode se perguntar: “Por que usar um aparelho umidificador se eu já tenho inalador?”. Veja as diferenças de uso das duas opções no vídeo abaixo:

5 – Usando inalador

Quando você usar o inalador com soro por certo período pode não apenas desobstruir as vias respiratórias para respirar melhor como também aliviar inflamações. O vapor que sai do aparelho também ajuda para a umidificação de ambientes.

6 – Uma toalhinha não é nada mal

Basta ver uma toalha molhada na sua cama para surgir uma raiva quase incontrolável, mas se você a deixar no encosto ou na cabeceira pode tornar o quarto mais úmido.

Toalhas elevam as taxas de umidade porque podem absorver bastante quantidade de água, evitando as evaporações rápidas. Neste caso vale fechar a porta ao dormir para alcançar os melhores resultados na umidificação.

A gente respira melhor em um quarto limpo
A gente respira melhor em um quarto limpo (Fonte: keresi72 / Pixabay)

7 – Limpeza é sempre essencial

Entre as diversas dúvidas do mundo há uma certeza: Umidificar o ar do quarto sujo é uma missão impossível, praticamente.

É importante realizar higienizações regulares para deixar o lugar livre de partículas de sujeira, poeiras, entre outras insalubridades geradoras de fungos ou ácaros. Principalmente esta dica é útil para quem trabalha em home office e permanece muito tempo no próprio quarto.

Também é importante manter as janelas abertas para um melhor arejamento natural.

8 – Ventilador de ar pode umidificar o ar do quarto

Quem diria que o ventilador do teto para reduzir a sensação de calor nos dias quentes também ajuda em umidificar?

Para conseguir umidificação é preciso deixar o ventilador no sentido anti-horário, conhecido como modo exaustor. Também vale a pena manter a janela aberta para o pó levantado com o ar da ventilação ser levado para fora do ambiente.

Fonte da imagem em destaque no texto: Claudio_Scott / Pixabay

Adicionar comentário

Receba nossos artigos por e-mail:

Digite seu email:


Política de Privacidade