Guia dos Solteiros

Dica: como organizar um churrasco de forma simples e sem problemas!

Não é porque você é solteiro(a) e mora sozinho(a) que não pode fazer um churrasco, não é verdade? Veja como fazer um sem esquentar a cabeça, não importante a quantidade de pessoas.

Quem mora sozinho, volta e meia sente falta dos amigos, ou de uma boa festa pra dar umas risadas e sair da rotina. Muita gente acha que organizar um churrasco é algo trabalhoso e difícil de fazer.

Pois bem, resolvi juntar umas dicas aqui, pra você organizar seu churrasco (dá pra fazer até mesmo na varanda do seu apartamento!) e se divertir a valer com a sua galera!

Dica: como organizar um churrasco de forma simples e sem problemas!

Carne e bebidas: aprenda a calcular a quantidade necessária

Essa dica é para calcular a quantidade de carne usada no seu churrasco. Não esqueça que haverá pessoas que consumirão pouco, alguns 250 gramas e outras poderão consumir até 1 kg de carne no mesmo dia.

Portando, para calcular a quantidade certa, recomenda-se 400 a 600 gramas de carne para os convidados adultos e 300 gramas para cada criança criança convidada.

Mas se por acaso você servir vários tipos de carne, acrescente as quantidades por tipo de carne, para não correr o risco de faltar carne, caso todos resolverem consumir um só tipo. É importante ressaltar que além de carne, os convidados irão consumir alguns acompanhamentos. Por exemplo, pão de alho, salada de batata e maionese, vinagrete, farofas, arroz, aperitivos, entre outras coisas.

Dica: como organizar um churrasco de forma simples e sem problemas!
Esta com dúvida de qual tipo de carne comprar no supermercado ou açougue especializado? Então dá uma olhada nesse nosso post sobre como escolher carne no supermercado.

Temos aqui uma ótima tabela que pode para fazer os cálculos, que será muito útil para todo o churrasco em geral:

calculo churrasco


Os acompanhamentos de um bom churrasco

Vinagrete

Saiba que o vinagrete à brasileira é bastante versátil nas mesas de churrasco: vai bem com carne, também funciona como molho para a salada, acompanha com a linguiça bem passada e até serve como recheio do pãozinho francês. Delicia!

Dica: como organizar um churrasco de forma simples e sem problemas!

Farofa

Não precisa de algo muito exagerado quando o assunto é farofa. Procure algo mais simples, fazendo ela com manteiga e cebola, por exemplo. Caso queira facilitar ainda mais a sua vida, compre uma pronta da Yoki ou qualquer outra marca de sua preferência.

Saladas

Servir mais de três tipos de salada já é o suficiente para um churrasco de médio porte. Não deixe faltar: um mix de folhas verdes; uma receita com carboidrato, como uma salada com batata, arroz ou massa; e uma terceira versão mais transada, combinando legumes crus ou cozidos, folhas, tomate, enfim, use a imaginação nessa hora.

Também é possível organizar uma mesa bufê de saladas simples, tipo cenoura ralada, cenoura ralada, agrião, rabanetes, alface, com molheiras e molhos variados.

Pratos quentes

Dependendo do público alvo e horário do churrasco, principalmente se houver muitas crianças convidadas, é aconselhável acrescentar arroz, feijão, banana frita, torradas, entre outras variações: coxinha, arroz de carreteiro, pastelzinho, batata frita, mandioca frita, polenta, até macarrão ao sugo.

Está achando muito? Calma! Você pode selecionar apenas algumas coisas desta lista, pois tudo isso depende da estrutura que você pretende montar à disposição dos convidados.


Sobrou carne ou linguiça no final?

Não tem problema. Deixe tudo guardado na geladeira e veja como reaproveitar essa sobra fazendo um delicioso risoto com ingredientes que sobraram do churrasco do dia anterior.

Carne assada


Viu como pode ser fácil organizar um churrasco super divertido? Já deve até sentido o cheiro da carne assada agora.
Se tiver mais alguma sugestão, é só nos mandar ver nos comentários, deixa aí seu recado!

Quer mais dicas? Veja esse post sobre como economizar ao fazer o churrasco perfeito!

12 comentários