Artrite Reumatoide: 5 dicas para aliviar as dores

Confira algumas dicas para diminuir os efeitos das dores da artrite reumatoide.

Artrite Reumatoide
1 vote

Você sabia que as dores da artrite reumatoide podem diminuir se você tomar algumas atitudes em favor de sua saúde? Algumas mudanças no seu estilo de vida já podem significar uma grande mudança. Acima de tudo, não deixe de consultar o seu médico reumatologista.

Para que você consiga aliviar as suas dores, listamos aqui 5 dicas eficazes para quem sofre com a artrite reumatoide.

O que é a artrite reumatoide?

Problema da artrite reumatoide

Problema que atinge as mãos e pés (fonte: freepik)

Precisamos entender o que é a artrite reumatoide. Esta doença é caracterizada por uma inflamação crônica, que afeta especialmente articulações dos pés e das mãos. Mas, como é uma doença autoimune, a doença também pode afetar outros órgãos do corpo como pulmões, olhos, pele, etc.

Durante as crises nas articulações, principalmente ao acordar, os pacientes têm inchaço e dor, podendo evoluir para perda da mobilidade e deformidades irreversíveis nas articulações caso não seja tratada.

Contudo, mesmo que você faça o tratamento da artrite reumatoide corretamente, conforme orientações do seu médico reumatologista, é possível que crises de dores fortes aconteçam de tempos em tempos, pois a doença não tem cura. E como as articulações são usadas por todos, o tempo todo, é essencial entender de que forma essas crises podem ser suavizadas.

Esta é uma doença que pode atingir desde crianças até idosos, mas é três vezes mais comum nas mulheres do que nos homens, surgindo normalmente entre os 30 e 60 anos no caso das mulheres.

Como aliviar as dores características da artrite reumatoide?

Como já citamos acima, é possível fazer algumas mudanças no seu estilo de vida a fim de diminuir as dores da artrite reumatoide nas articulações.

Confira agora uma lista com as 5 principais dicas para alcançar esse objetivo:

1. Praticar exercício físico

Uma das orientações mais comuns entre os médicos especialistas em reumatologia está a prática de exercícios físicos. Se os músculos forem trabalhados de forma correta, as dores da artrite reumatoide podem ser aliviadas. É claro que o exercício deve ser adaptado para cada paciente, portanto consulte o médico especialista antes de iniciar a prática de exercícios físicos.

Com a liberação de hormônios como as endorfinas, a sensação de relaxamento e concentração aumentam. Além dos exercícios, lembre-se sempre de fazer alongamentos para diminuir ainda mais a intensidade da dor. Você deve fazê-los antes e depois dos exercícios, e também durante o dia.

É importante ainda lembrar que as articulações devem ser protegidas. Portanto, não faça esforços ou exercícios físicos que envolvam o carregamento de objetos pesados. Em vez disso, utilize toda a palma da mão para manusear os objetos, e prefira deslizá-los a levantá-los do chão.

Como resultado dos exercícios físicos é possível que você perca peso e melhore o seu humor, além, é claro, de diminuir as dores causadas pela artrite reumatoide.

2. Seguir uma dieta equilibrada

Ao melhorar a sua alimentação você perde peso, e consequentemente reduz a sobrecarga nas articulações. Vegetais, frutas, alimentos ricos em vitaminas e proteínas devem ser incorporados à sua dieta todos os dias.

Portanto, é preciso evitar gorduras, açúcar e farináceos. Além disso, evite o consumo de álcool, pois é necessário proteger o seu fígado já que é muito provável que sejam receitados medicamentos para artrite reumatoide pelo seu médico que não podem ser utilizados com bebida alcoólica.

3. Utilizar suplementação alimentar

Além de ter uma boa alimentação, a suplementação alimentar pode ser importante para você que sofre de artrite reumatoide. Alguns exemplos de suplementos interessantes para aliviar as dores são: vitamina D, ômega 3 e curcumina.

Novamente, é preciso conversar com o médico para que cada caso seja avaliado individualmente e a melhor decisão seja tomada.

4. Fazer terapia de calor ou gelo

Além dos três primeiros pontos já citados, uma quarta opção para aliviar as dores é realizar o aquecimento e/ou esfriamento de articulações com compressas. Embora esse tratamento não trate de fato a condição gerada pela artrite reumatoide, é uma boa opção para o alívio da dor.

O aquecimento ajuda a aliviar a rigidez dos músculos e articulações. Por outro lado, a terapia de esfriamento é capaz de reduzir a inflamação, o inchaço e dor nas articulações.

Outra boa opção é tomar banhos quentes de banheira ou até mesmo colocar as mãos em um recipiente com água morna. É possível também utilizar bolsas de água quente nas regiões com dores, proporcionando assim o alívio temporário da dor.

5. Tenha uma rotina e hábitos mais saudáveis

Como você já percebeu, para aliviar as dores da artrite reumatoide o médico especialista pode receitar diferentes atitudes em prol de sua saúde. Além é claro de medicamentos que são utilizados para este tipo de doença crônica e sem cura.

Porém, para encerrar este pequeno guia de dicas para aliviar suas dores, vamos mencionar um último ponto: pare de fumar.

Se você ainda tem esse hábito, e tem predisposição genética para desenvolver artrite reumatoide, você pode desencadear o desenvolvimento da doença. Além disso, ao realizar o tratamento com medicamentos, o hábito de fumar pode prejudicar o efeito destes remédios.

Não se esqueça, em caso de dores relacionadas às articulções, consulte um reumatologista imediatamente.

(Fonte da imagem em destaque: medicalxpress)

Compartilhe

Editor do blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *