Poucas bebidas no mundo possuem sabores e aromas marcantes como o café. Mas, isto não acontece à toa, tendo em vista que nos processos de produção existem diversos procedimentos complexos para a bebida ter características únicas.
Antes de cafés chegarem nas suas xícaras os grãos são colhidos, depois torrados e moídos até serem embalados. As produções mais nobres possuem uma seleção cuidadosa na colhida.
Nos grãos estão os benefícios à saúde: Cafeína, aminoácidos naturais e sais minerais. Entre as variações de café uma delas tem destaque por ser benéfica: Descafeinada. Na leitura a seguir conheça mais sobre o assunto.
Qual o significado de café descafeinado?
Cafeína, eis o segredo que explica a razão de você sentir bem-estar ao beber uma xícara de café. Em quantidades mínimas ela não é prejudicial, mas o exagero gera mal-estar com sintomas como: Insônia, ansiedade, estresse e dor de cabeça.
Para reduzir estes problemas vale a pena trocar o cafezinho tradicional por café descafeinado.
VEJA TAMBÉM: Aprenda como fazer o café tradicional do jeito certo
O café descafeinado é sem cafeína?
Café descafeinado não quer dizer café sem cafeína totalmente, mas sim uma composição que possui no máximo 3% da substância.
Na prática é a mesma bebida, com o mesmo gosto e aromas semelhantes, tendo a diferença de que há menos efeitos colaterais relacionados ao café tradicional.
Como são produzidos os cafés descafeinados?
Normalmente, as práticas de produção não prejudicam a saúde dos consumidores e contam com a ajuda de tecnologias avançadas para serem cada vez mais salubres. Os principais métodos são:
- Solvente;
- Gás carbono;
- Lavagem.
Descubra mais sobre cada metodologia produtiva do café descafeinado nas palavras abaixo:
Solvente
Etila ou outros solventes não prejudicais são aplicados para retirar 97% de cafeína no café.
Gás carbônico
Moléculas atraem a cafeína para fora sem afetar de forma considerável os outros componentes dos grãos.
Lavagem
Em extratos de café sem cafeína os grãos são submersos. Este processo separa a cafeína dos grãos e mantém o sabor natural da bebida.
Quais são as vantagens do café descafeinado para a sua saúde?
Se não há cafeína tomar café para quê? Esta pergunta é comum aos iniciantes nos descafeinados, mas ao descobrir os benefícios você pode se surpreender. São eles:
- Prevenção de diabetes tipo 2
- Vitaminas
- Potássio
- Fósforo, ferro e cálcio
Mais para a frente conheça informações adicionais sobre os benefícios dos cafés descafeinados:
Prevenção de diabetes tipo 2
O café descafeinado possui a peculiaridade de diminuir a taxa de açúcar no sangue. Isto significa não apenas um melhor combate a diabetes como também redução de colesterol ruim, ansiedade e insônia.
Vitaminas
Há vitamina B2 que fortalece sistema imunológico, condições da pele, proteção contra cataras e dores de cabeça. Também existe vitamina B3, um santo remédio para desintoxicar o corpo, aliviando o estresse.
Potássio
O potássio presente na composição do café descafeinado auxilia em equilíbrio corporal, pressão arterial e ritmos cardíacos.
Fósforo, ferro e cálcio
- Fósforo: Renova as células;
- Ferro: Ajuda na memória e fortalece o cérebro;
- Cálcio: Ótimo aos ossos e ao controle da hipertensão.
Eu posso beber café descafeinado a vontade?
Não! Consuma no máximo duas xícaras por dia para aproveitar os benefícios que o café descafeinado pode oferecer.
Ao considerar todas as vantagens à saúde deste tipo de bebida além dos pontos apontados no tópico anterior você também pode prevenir doenças perigosas como: Alzheimer, câncer, cirrose, entre outras.
Desde que você seja uma pessoa moderada no consumo só tem a ganhar com os cafés descafeinados.
(Fonte da imagem destacada: womansday)