Guia dos Solteiros

Como organizar minhas tarefas e horários?

Sugerimos a leitura do artigo se você deseja conhecer as 12 dicas úteis da organização de horários ou tarefas e dar um pontapé na desorganização.

Você dá uma olhada na sua lista de tarefas completas e pensa: Como posso fazer tudo? E quando a gente risca um atarefamento que parece não ser importante e depois percebe que na verdade a anotação tinha importância?

Então, qual é a melhor maneira de desenvolver uma lista de tarefas? Como organizar e estruturar melhor seus horários?

A solução é criar seu sistema pessoal e individualizado com bons hábitos que permitem executar com facilidade, eficiência e eficácia todas as suas obrigações, de uma forma relaxada, sem exageros que causam exaustões mentais ou físicas.

Não esqueça de encontrar algum tempo para também descansar, do contrário a fadiga pode ser uma barreira para você realizar suas atividades futuras. Veja os 12 mandamentos organizacionais das tarefas e dos horários.

1: Visão geral

Você precisa de uma visão geral do que é necessário para fazer bom uso de seu tempo e energia. Fique de olho a fim de não esquecer nada importante.

Portanto, colete todas as suas tarefas, compromissos, informações e ideias por escrito.

Encontre a ferramenta certa para anotar. Pode ser desde o bloco de notas do seu computador ou app de celular até um caderno ou uma folha pendurada na porta da geladeira.

Passos iniciais
Passos iniciais (Fonte: TeroVesalainen / Pixabay.com)

2: Subdivisões para ajudar o entendimento

Eu recomendo que você grave os compromissos em um calendário e as tarefas de modo separado na lista. Mas, também é possível organizar de uma outra forma de acordo com as suas preferências.

Subdivida as tarefas para uma boa visão geral em categorias significativas, por exemplo, em projetos, divisões de empresas ou contextos como recados e ligações telefônicas.

Estruturando a lista
Estruturando a lista (Fonte: Alexas_Fotos / Pixabay.com)

3: É preciso administrar a lista

Tenha costume de editar suas tarefas e informações. Isto quer dizer que a organização está funcionando de forma correta.

Nos casos de mudanças urgentes se recomenda editar imediatamente, não esquecendo de apagar os compromissos cancelados ou que já foram realizados.

Durante a supervisão é importante não deixar as coisas pela metade. Isto porque o acúmulo de informações desencontradas pode mais atrapalhar do que ajudar no final das contas.

Mais administração é mais organização
Mais administração é mais organização (Fonte: nastya_gepp / Pixabay.com)

4: Pequenas listas completas são mais motivacionais

Em caso de falta de tempo para você administrar a lista de tarefas é possível organizá-la nas etapas menores, o que fornece uma sensação de sucesso e motiva a continuar. Muitos projetos abertos e de “pontas soltas” causam estresse, consciente ou inconscientemente, não deixando seu cérebro em repouso.

Pequenas listas podem ajudar na motivação
Pequenas listas podem ajudar na motivação (Fonte: Tumisu / Pixabay.com)

5: Estabelecendo um sistema de planejamento

Encontre um sistema de planejamento que funcione para você. Isso significa ser necessário definir o prazo adequado, como metas de 90 dias e programações semanais ou diárias, por exemplo.

Também recomendo que você planeje apenas a próxima semana ou o dia seguinte. A vantagem é ser possível reagir com mais flexibilidade aos imprevistos, e, ao mesmo tempo, ficar de olho em tudo o que está atualizado.

Desenvolva o próprio sistema de planejamento
Desenvolva o próprio sistema de planejamento (Fonte: DariuszSankowski / Pixabay.com)

6: Sem superestimar ou subestimar

Ao planejar considere suas metas de negócios principais, datas fixas e apontamentos individuais na lista de tarefas.

Planeje de forma realista e conservadora, porque a experiência mostra que superestimamos o tempo disponível todos os dias. E, ao mesmo tempo, subestimamos tudo o que podemos fazer por um longo período.

Tenha um equilíbrio no próprio do tempo
Tenha um equilíbrio no próprio do tempo (Fonte: kewl / Pixabay.com)

7: Prioridade ao foco

Defina suas tarefas de foco diárias ou semanais e dê prioridade. Elas são as coisas que fornecem valor agregado real a longo prazo, aproximando você um pouco mais de suas metas.

As demais tarefas menos importantes podem estar anotadas em outro papel de maneira inteligente.

Foco também significa que você está se concentrando no que faz sem distrações. Sempre planeje momentos imperturbáveis ​​em sua rotina diária. Isso é muito importante para a criatividade e a qualidade do seu trabalho.

Foco nos principais compromissos
Foco nos principais compromissos (Fonte: Free-Photos / Pixabay.com)

8: A melhor forma de trabalho

Descubra a maneira, o ambiente e os momentos que você executa melhor as suas tarefas. É aqui que o seu biorritmo entra em cena. Por exemplo, de manhã cedo, posso fazer muito bem as coisas que me desafiam mentalmente; outras pessoas ficam mais aptas à noite.

Descubra como e quando você pode entrar melhor no fluxo para trabalhar da maneira mais relaxada possível e ao mesmo tempo com toda a sua energia.

Se você quase sempre adia certos compromissos ou acha que certa tarefa parece muito complicada talvez exista uma razão: A escolha do horário ou dia para desempenhar a atividade.

Em qual horário você prefere trabalhar?
Em qual horário você prefere trabalhar? (Fonte: Free-Photos / Pixabay.com)

9: Facilitar o melhor caminho

Muitas vezes nos sentimos sobrecarregados e estressados ​​porque as coisas são muito complicadas ou pesadas. Às vezes, ajuda pensar e “reorganizar” por cinco minutos, em vez de seguir a mesma rotina impraticável por diversos anos.

Se acostume a questionar sobre seus processos e suas tarefas: O que você poderia simplificar? Quais compromissos podem ser cancelados ou desempenhados de maneira diferente?

Pense também em tudo que compromete seu tempo, por exemplo: O tempo utilizado para responder mensagens nas redes sociais.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR: Como organizar melhor o tempo

Boas rotinas trazem mais facilidade à vida. Um bom exemplo está na rotina matinal individual, à qual você começa o dia relaxado (a) e sem pressa.

Organize o caminho para facilitar as coisas
Organize o caminho para facilitar as coisas (Fonte: Larisa-K / Pixabay.com)

10: O dia de descanso

Repetidamente, tire um tempo para descansar e reabastecer suas baterias. Certifique-se de inserir tal horário como uma data fixa no calendário.

Somente quando você está em plenas condições físicas e mentais é possível recuperar toda a sua energia para alcançar o máximo do seu potencial.

Desta forma, mesmo que existam muitas tarefas a serem desempenhadas nunca use o seu dia de descanso para trabalhar, do contrário toda à sua futura semana vai estar comprometida em termos de energia.

Descanse ao máximo nas datas disponíveis
Descanse ao máximo nas datas disponíveis (Fonte: pixel2013 / Pixabay.com)

11: Muitas tarefas e pouco tempo

Esteja ciente de que haverá mais pontos em suas listas de tarefas e planos do que tempo disponível. Nossa vida é assim.

Você tem duas opções: Reduz suas atividades ou não faz tudo sozinho (a)!

Existem efeitos colaterais para quem sempre se preocupa com tudo: Frustração, fadiga e estresse, condições que podem desencadear outros problemas de saúde.

Listas sobrecarregadas podem gerar estresse
Listas sobrecarregadas podem gerar estresse (Fonte: ID 1388843 / Pixabay.com)

12: Confiar no trabalho de outras pessoas

Talvez seja necessário diminuir a reivindicação de perfeição e confiar que outras pessoas realizem as coisas para a sua satisfação ou talvez até melhor em termos de qualidade.

Para descobrir quais áreas podem ser apropriadas à terceirização faça as seguintes perguntas:

  • Quais tarefas principais são difíceis ou chatas?
  • Quais tarefas outras pessoas podem executar mais rápido ou melhor?
  • Quais tarefas bloqueiam meu tempo para trabalhos mais lucrativos?
Delegue tarefas
Delegue tarefas (Fonte: Free-Photos / Pixabay.com)

A prática dos 12 mandamentos da organização

Erga a cabeça, não há certo ou errado. Existe apenas o seu sistema que funciona melhor para você. É claro que não precisa tentar todas as 12 dicas organizacionais de uma só vez.

Comece com o que lhe agrada e o que você pode integrar bem na sua vida cotidiana. Aos poucos complete os mandamentos, realizando uma verdadeira transformação organizacional que melhora a sua vida nos mais diferentes sentidos.

Trabalhar tendo mais prazer, dormir com maior conforto, se alimentar da forma correta, enfim, praticando os mandamentos da organização estas são apenas algumas das vantagens que qualquer pessoa pode ganhar. Agora é arregaçar as mangas e começar a organização.

Existem tantas abordagens e técnicas diferentes em gerenciamento de tempo que parecem ótimas. Essa é a teoria. Na prática você precisa de um mínimo esforço não apenas para praticar os 12 mandamentos como também manter tudo funcionando nas administrações da organização no longo-prazo.

(Fonte da imagem em destaque: ID 11066063 / Pixabay.com)

Adicionar comentário