Guia dos Solteiros

5 dicas para acabar com o sedentarismo aos poucos

Veja como começar a se exercitar sem sofrimento!

5 dicas para acabar com o sedentarismo aos poucos

Percebeu que é hora de começar aquela dieta, ou começar a frequentar uma academia para perder os quilinhos extras? Quem mora sozinho(a) sabe que é difícil manter uma dieta, ou ter uma regularidade nos exercícios, já que para alguns falta a força de vontade, que só alguém que mora junto e enche o saco é capaz de proporcionar.

Aqui estão 5 dicas simples para acabar com o sedentarismo de forma prática:

1. Não fique parado!

Evite ficar muito tempo parado, sempre que puder dê uma caminhada, seja para mudar a TV de canal, ou ir à cozinha, é sempre bom caminhar. Pequenas mudanças em sua rotina que quebrem a inércia podem ser suficientes para promover o mínimo de exercício físico necessário. Quer ver só?

5 dicas para acabar com o sedentarismo aos poucos

* Levantar do sofá para mudar a TV de canal;
* Levantar para ir à cozinha;
* Levantar para atender o telefone;
* Caso trabalhe sentado, levante-se para caminhar em intervalos regulares.

Existem muitas coisas para fazer e não ficar parado, e é a soma de simples passos que muda tudo!

2. Alongue-se.

É sempre bom fazer alongamentos durante o dia. Estando em casa, na faculdade ou no trabalho, o alongamento ajuda aliviando a tensão, relaxa e ainda ajuda a pessoa a se concentrar, então sempre que puder de uma alongada.
Onde se alongar?

5 dicas para acabar com o sedentarismo aos poucos

* Caso esteja em uma faculdade ou escola, se ficar muito tempo sentado sem mexer os músculos, tente se alongar, sentado mesmo;
* Se estiver no trabalho, seja na rua ou escritório, tente alongar-se sempre que puder;
* Na rua, ao caminhar, tente alongar-se antes e após o exercício.

3. Faça serviços em casa.

Eu sei, eu sei, normalmente quem mora sozinho quer justamente fugir dessa parte. Mas saiba que serviços domésticos em casa, além de evitar o sedentarismo, queimam bastantes calorias.
O que fazer?

5 dicas para acabar com o sedentarismo aos poucos

* Arrume a casa;
* Lave o banheiro;
* Lave a louça.

Enfim, quase toda atividade doméstica leva à movimentação do corpo, ajudando assim a quebrar o sedentarismo.

4. Prefira a escada.

Prefira a escada convencional, que gasta bastantes calorias e ainda é um bom método de expulsar o sedentarismo e aliar mais atividades físicas no seu dia a dia. Ajuda inclusive as pessoas que não tem muito tempo para sair por aí se exercitando.
Onde?

5 dicas para acabar com o sedentarismo aos poucos

* Na escola;
* Na faculdade;
* No trabalho;
* No shopping.

5. Use menos seu carro.

5 dicas para acabar com o sedentarismo aos poucos

Além de não ser mais um a poluir o planeta, caminhar a lugares próximos de casa sem usar seu carro é melhor. Mas, lembre-se, caso você precise carregar bolsas pesadas ou objetos pesados que possam prejudicá-lo, utilize seu automóvel.
Como?

* Ir a uma padaria a 300 metros de casa pode ser uma boa caminhada;
* Ir ao supermercado que fica a 500 metros de casa também é uma ótima maneira de exercitar-se e expulsar o sedentarismo;
* Resumindo, se for sair a lugares próximos a sua casa, vá a pé.


Curtiu as dicas? São coisas simples, mas fazendo um pouco de cada você vai perceber a diferença em sua disposição para os exercícios. Se tiver mais dicas, compartilha com a gente nos comentários, ok? E lembre-se sempre que exercícios pesados devem ser feitos com acompanhamento de um profissional.

Fonte: Nutrição em Foco

2 comentários

  • ola, sou larissa gostaria de saber se o sedentarismo é causado porque as pessoas só ficam sentadas e não levantam hora nenhuma para ir que seja em lugar algum?

  • […] Desde o princípio da Internet, os internautas e blogueiros sempre foram retratados como pessoas acima do peso e sedentárias. E a verdade é que isso não está muito longe da realidade. Infelizmente, ainda não existe como fugir desse estereótipo, se passamos cada vez mais tempo em frente ao pc e cada vez menos praticando exercícios. Um estudo publicado há alguns anos, chamado “sentar está matando você” mostra claramente, como a expectativa de vida das pessoas que apenas ficam sentadas sem fazerem exercícios, é reduzida. Elas podem acabar tendo graves problemas de saúde, estão cada vez mais propensas ao surgimento desses problemas. Por isso, hoje resolvi falar um pouco sobre algo que pouca gente dá atenção, que é o tempo que ficamos no pc e deixamos de fazer exercícios e outras atividades. Isso pode provocar vários problemas de saúde, sobre os quais falaremos a seguir. Mas primeiro é preciso entender o que é o sedentarismo. […]