Veja explicação em vídeo, do que é e como age a depressão, que tem se tornado uma das doenças mais complicadas de se diagnosticar nesse século.
Quem mora sozinho, pode vir a sofrer de um mal que tem se tornado infelizmente cada vez mais comum em nossa sociedade:a depressão. A depressão é uma doença muito comum, especialmente no mundo ocidental. O estresse e a solidão são provavelmente dois elementos importantes desta verdadeira epidemia global. Segundo a OMS, em 2030 poderá até mesmo ser a doença mais comum no mundo, na frente de certas doenças cardiovasculares. Atualmente, mais de 5% da população mundial é afetada pela depressão, mais mulheres do que homens.
O que é a depressão – Vídeo
Embora seu diagnóstico nem sempre seja exatamente preciso, acredito que o vídeo abaixo pode ser bem informativo, tanto para quem acha que está sofrendo com ela, quanto para quem conhece alguém que pode estar com essa doença. Assista:
A Organização Mundial de Saúde (OMS) criou essa animação para mostrar de forma clara o que é a depressão, e como se livrar deste problema. Desta forma as pessoas que nunca sofreram desse mal podem entende-lo melhor.
Sinais de que você pode estar com depressão
São sintomas de depressão:
- Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia
- Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas
- Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis
- Desinteresse, falta de motivação e apatia
- Falta de vontade e indecisão
- Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio
- Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte.
- Interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom “cinzento” para si, os outros e o seu mundo
- Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento
- Diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido
Procure Ajuda médica!
Estes sintomas podem ser difíceis de identificar e, por isso, o indivíduo deve consultar um psicólogo ou psiquiatra para avaliar a situação e iniciar o tratamento adequado. Ao contrário do que uma grande massa ignorante da população pensa, depressão não é frescura, nem invenção das pessoas e sim um distúrbio sério, identificado e reconhecido pela organização mundial de saúde. Por isso, não dê ouvidos a leigos e procure sim ajuda médica se você acredita estar passando por este problema
Até a próxima!
Referências: Tua Saude, Minha Vida, Veja, Terra, OMS
Super interessante esse artigo