Guia dos Solteiros

Gastrite nervosa: o que é? Como evitar?

A gastrite nervosa é um dos maiores males da atualidade, veja como você pode tentar combatê-la!

Os sintomas de gastrite nervosa podem aparecer em qualquer momento do dia e os primeiros a surgir costumam ser queimação na garganta, como uma bola de fogo que sobe e desce, enjoos e indisposição para comer, acompanhada de muitos arrotos.

Esses sinais normalmente se manifestam principalmente em situações de estresse, ansiedade, tensão ou irritação, como durante a preparação para provas ou reuniões importantes no trabalho.

Gastrite nervosa: o que é? Como evitar?

Assim, deve-se estar atento ao aparecimento de:

  • Dor no estômago ou na área abdominal com sensação de pontadas ou agulhadas;
  • Azia;
  • Dificuldade de digestão;
  • Perda do apetite;
  • Enjoo e vômito;
  • Gases frequentes e arrotos;
  • Saciedade antes mesmo de terminar a refeição​.

Como aliviar os sintomas da gastrite nervosa

O primeiro passo para alivias os sintomas da gastrite nervosa é usar estratégias para diminuir o estresse e a ansiedade, como fazer aulas de ioga para aprender a controlar a mente e a respiração, fazer alongamentos no meio do dia para relaxar o corpo e, se necessário, ter acompanhamento com um psicoterapeuta.

Ter uma alimentação saudável ajuda a reduzir a produção de acidez no estômago, aliviando os sintomas de dor e queimação. Para isso, deve-se evitar o consumo de alimentos ricos em gordura, pois eles passam tempo no estômago, como carnes vermelhas, salsicha, linguiça, bacon, leite integral, fast food, comida pronta congelada e biscoitos recheados.

Para diminuir a produção de gases, é importante evitar o consumo de alimentos como bebidas gaseificadas, feijão, repolho, milho, ervilha, brócolis, couve-flor e ovo. Veja como deve ser a dieta para gastrite.

Praticar atividade física regularmente é importante para melhorar a digestão, diminuir o estresse e a ansiedade e aumentar a produção de hormônios que dão a sensação de prazer e bem estar, ajudando a aliviar os sintomas da doença.

gastrite nervosa sintomas

Algumas plantas medicinais podem ser usadas como tratamento natural para a gastrite nervosa, ajudando a aliviar os sintomas da doença. Para isso, pode-se utilizar a hortelã-pimenta e o gengibre para aliviar náuseas e vômitos e comprimidos de carvão vegetal para diminuir a produção de gases  intestinais.

Remédios caseiros para gastrite nervosa

Camomila: O chá de camomila podem também ser úteis no tratamento de gastrite nervosa. Camomila é rico em óleos essenciais que são benéficos para o sistema digestivo. Você pode até mesmo tratar problemas intestinais, o alívio da dor súbita, e ajudar a remover os gases. Além disso, isso pode reduzir a inflamação do estômago e, assim, reduzir o risco de úlceras.

Adicione 1 a 2 colheres de chá de flores secas de camomila em água quente 1 xícara.

Cubra e deixe descansar por 5 a 10 minutos.

Coe e adicione um pouco de mel.

Este chá beber várias vezes ao dia durante uma semana.

Nota: Não deixe ferver esta erva será destruída porque seus compostos ativos.

Hortelã-pimenta: Hortelã é uma outra erva conhecida para tratar gastrite nervoso, devido ao seu anti-inflamatória, propriedades antibacterianas e anti-espasmódicos. Suas propriedades calmantes podem reduzir a inflamação do revestimento do estômago. Além disso, ele pode ajudar a reduzir a náusea, indigestão e azia.

Você pode mastigar folhas de hortelã fresca e adicioná-los aos seus favoritos pratos, sopas, saladas e smoothies.

Sementes de funcho: À medida que as sementes de erva-doce ajudar a aliviar o sistema digestivo e relaxar os músculos do tracto gastrointestinal, que são altamente recomendados para o tratamento de gastrite. Devido às suas propriedades anti-espasmódicos, anti-inflamatórios e anti-bacterianos, sementes de erva-doce são benéficos em aliviar os sintomas, tais como indigestão, inchaço, flatulência, azia e vómitos.

Adicione 1 colher de chá de sementes de erva-doce em um copo de água quente.

Cubra e deixe descansar por 10 minutos.

Coe e adicione um pouco de mel.

Beber 3 vezes por dia durante uma semana.

Além disso, mastigar sementes de erva-doce após uma refeição pode aliviar os sintomas de gastrite nervosa ou gastrite comum.

Importante

O Guia dos Solteiros não se responsabiliza pelo mal uso das dicas aqui apresentadas. Procure sempre seu médico antes de qualquer coisa, pois somente ele pode lhe dar i diagnóstico adequado ok?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Adicionar comentário