Guia dos Solteiros

10 dicas para o solteiro fazer supermercado

Aprenda como economizar e mesmo assim comer bem.

10 dicas para o solteiro fazer supermercado

 

Muitos solteiros passam aperto quando chega a hora de ir ao supermercado. Quem quer se alimentar bem e fugir dos fast foods tem dificuldade na hora das compras, sempre justificando o fato da geladeira e armários estarem vazios dizendo que os alimentos acabam estragando. Felizmente algumas empresas já começaram a acordar para este mercado e já vendem congelados e pães em porções menores e individuais. Outros alimentos como frutas e legumes também podem ser comprados já higienizados, descascados, prontos para serem consumidos.

Indo às compras
O supermercado pode ser um mar de oportunidades para quem mora sozinho, e muitas vezes você pode acabar se perdendo em meio a tantas opções. Para te ajudar nessas horas aqui estão 10 dicas para jantar e cozinhar só para você:

1. Porções
Ao comprar pães ou alimentos empacotados com porções grandes, abra e separe o que vai consumir e congele o resto. Assim você economiza, pois embalagens maiores costumam custar menos e quando precisar é só descongelar, principalmente se você possui um forno microondas.

2. Sopas enlatadas ou desidratadas
Algumas são melhores do que outras no sabor e composição nutricional, e existe muita porcaria com gosto artificial, mas é possível achar algo com paladar agradável. Encontre um sabor que goste, confira se não tem muito sódio e mantenha alguma na despensa.

10 dicas para o solteiro fazer supermercado
Você pode embelezar, acrescentando-lhes vegetais frescos ou congelados, cebolinha verde e salsinha. Escolha as que são isentas de gorduras trans. Pode adicionar também um pouco de queijo ralado (ou 1 colher de sopa de requeijão light) na hora. Um bom parmesão também deve estar na sua lista (se quiser algo mais fino prefira as marcas Grana Padano ou Faixa Azul).

3. Pasta (massa)
Pasta é uma perfeita entrada para solteiros. Se você usar massas frescas embaladas como tortellini ou ravioli, ferva o que você precisa e congele o resto.  No caso de massas secas, use o que você necessita e guarde o resto na sua despensa. Outra opção é fazer duas porções de massas e deixar uma parte para o jantar do dia seguinte. A pasta fria faz uma excelente salada, acrescentando alguns legumes enlatados ou atum/frango, por exemplo. Para os molhos, compre os prontos. Existem muitos sabores. Basta esquentar e adicionar na massa antes de servir, ralar parmesão na hora e bom apetite!

4. Bateu a preguiça?
Na correria e dia de muita preguiça, vá de omelete (ou ovo mexido), muito simples de serem feitos! Para isso tenha uma frigideira antiaderente para não grudar. Para deixar mais gostoso, coloque os ovos em um prato fundo (ou tigela), com ajuda de um garfo, estoure as gemas e misture 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado ou fatias de queijo branco picadinho, depois leve ao fogo. Coma com uma porção de salada verde e tomate.

5. Saladas
Pacotes de saladas lavadas e com diversos tipos de folhas são uma opção muito útil (apesar de serem um pouqinho mais caras, mas é o preço que se paga pela preguiça, hehehe). É só abrir o pacote, temperar com o trivial (azeite de oliva, limão e sal) ou um molho pronto para saladas (na versão light é mais saudável). Pode adicionar queijo branco ou mussarela de búfala picado e sementes de gergelim.

6. Alimentos prontos
Você encontra pacotes individuais na seção de congelados com saborosas refeições, como lasanhas, escondidinhos, refogados, etc. O pacote vem com todas as explicações de como descongelar e aquecer. Só não abuse desses alimentos (já falamos sobre isso nesse post aqui).

10 dicas para o solteiro fazer supermercado

 

7. Sucos e iogurtes
Deixar algumas caixinhas na geladeira pode ser uma opção pronta que alimenta. No iogurte, basta acrescentar cereal e fruta picada para ter um lanche saudável, completo, gostoso e fácil de preparar.

8. Frios e queijos
Existem de diversos tipos. São o recheio ideal para um sanduíche ou complementam pratos de fácil elaboração, como uma panqueca com muçarela e presunto. Se não for usar muito, melhor congelar ou comprar apenas 100 gramas.

09. Carnes
Você pode comprar carnes frescas no balcão, com o açougueiro. Assim, você pede a quantidade necessária e pode escolher melhor o corte e o pedaço que mais gosta, fugindo das já empacotadas. Congele na medida certa para o seu consumo. Lembre-se de que, se a carne não foi cozida, não é bom tornar a congelá-la após já ter sido descongelada, então caso precise de pedaços pequenos durante a semana, corte, tempere e separe em diversas vasilhas pequenas a quantidade diária necessária. O máximo de tempo que uma carne deve permanecer congelada são 3 meses.

10. Temperos e ervas
As frescas podem ser congeladas, e os secos, se puder, vá a um mercadão e compre a granel. Um passeio por esses centro de compras é uma experiência agradável. Você demora a usá-los, e eles perdem seu aroma e sabor. Quantidades suficientes para usar rapidamente são as ideais.
O mais gostoso é que você mantém sua liberdade, inclusive cozinhando e administrando sua despensa. Convide os amigos e treine algumas receitas. Aprenda a fazer as que você mais gosta e congele. Hoje é muito fácil ser independente e morar sozinho. A vida está muito prática e existe um mercado fervoroso atento as necessidades dos solteiros.

Tem mais alguma dica para complementar? Deixa aí seu comentário a ajude outras pessoas na mesma situação! 🙂

Fontes: Essa, essa e essa.

10 dicas para o solteiro fazer supermercado
5 (100%) 22 votes

9 comentários