Guia dos Solteiros

Danoninho caseiro: receita irada

danoninho caseiro

O Danoninho é um nome comercial da marca Danone. O produto é na verdade um queijo, ao contrário do que muitos pensam. O Danoninho deriva do conceito de petit suisse, um prato típico da culinária francesa. Trata-se de um queijo com textura mole produzido através da coagulação de produtos lácteos. A coagulação pode ser feita por bactérias, enzimas ou coalho.

Para o produto final conhecido no Brasil, muitas adaptações da receita foram feitas, principalmente em relação ao aditivo de vitaminas, um dos grandes objetivos das marcas relacionadas a estes produtos. Sendo uma receita antiga e com muitas versões modernas, fica fácil encontrar uma gama de opções para produzir seu próprio Danoninho.

O processo de produção caseiro pode ser feito através da coagulação, porém é algo mais complexo, portanto mostraremos algumas receitas rápidas e fáceis.

Danoninho caseiro: receita irada

Danoninho caseiro

A primeira receita que mostraremos é a mais tradicional atualmente quando o assunto é danoninho caseiro. Você precisará dos seguintes ingredientes:

170g de iogurte natural
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite (sem soro)
1 sachê de suco instantâneo de morango

Tudo isso será processado no liquidificador. Comece misturando o iogurte com o suco instantâneo. Após misturarem, algo que deve acontecer rapidamente, adicione o leite condensado e o creme de leite, batendo mais até que essas mistura fique homogênea.

Após a mistura ter uma boa textura, leve para geladeira. O armazenamento pode ser em uma tigela grande ou até mesmo em pequenos cubos, simulando a aparência do Danoninho. Para o consumo, estará pronto em aproximadamente 1 hora, sendo que quanto mais tempo na geladeira, mais firme o Danoninho caseiro ficará.

Essa receita é simples em relação a ingredientes e modo de preparo, sendo muito rápida e deliciosa. Com a criatividade, você pode criar variações, até mesmo optando por iogurtes de outros sabores, que podem combinar muito bem com o suco de morango (ou também outros sabores).

Receitas alternativas de Danoninho caseiro

Você pode preparar o Danoninho caseiro de muitas outras formas. Uma das que vem ganhando popularidade nas redes sociais, é a do Danoninho com leite em pó. Essa mistura se aproxima muito de um mousse de Danoninho. Para prepará-la, basta ter os seguintes ingredientes:

2 copos de leite em pó
2 copos de água fria
1 suco instantâneo

O interessante é bater tudo junto, porém tomar alguns cuidados. Dependendo da quantidade de leite em pó, seja econômico em relação a água. Adicionando aos poucos, você terá controle da consistência. Em relação ao suco instantâneo, comece a mistura com metade do pacote, adicionando aos poucos enquanto bate, fazendo com que a mistura ganhe consistência.

Pesquisando no YouTube, você pode encontrar essas duas receitas e ainda muito outras com dicas detalhadas sobre como preparar um Danoninho caseiro. Separamos um vídeo do canal Lu Paganelli, com uma receita simples e muito fácil de ser feita. O vídeo tem mais de 2 milhões de visualizações e é muito instrutivo sobre como preparar. A principal diferença da receita do vídeo é a utilização da gelatina, algo que torna o Danoninho caseiro mais consistente e obviamente gelatinoso, aproximando o resultado de um mousse.

1 comentário

  • Olá, Super adorei a receita e não conhecia essa combinação em especial, confesso que fiquei surpresa, afinal é um tanto quanto complicado achar uma combinação que seja saborosa e saudável ao mesmo tempo. Adorei as outras receitas também e vou tentar fazer ver qual se adequa ao meu estilo vegan. Nesta mesma linhagem de comidas e bebidas saudáveis eu tenho um portal apenas com receitas e comidas veganas, receitas fáceis e saborosas.

    Quem sabe você me ajuda com algumas ideias de pratos! Aguardo contato!