Guia dos Solteiros

Economia: novas dicas para ajudar a economizar sua grana!

Veja aqui novas dicas para você economizar seu dinheiro!

Todos nós sabemos, que raros são os solteiros que vivem bem e confortavelmente, com dinheiro sobrando ao fim do mês. Por isso, já até escrevemos alguns artigos para ajudar a economizar dinheiro, a planejar sua vida financeira e ter mais qualidade de vida. Veja aqui os posts anteriores:

O Dinheiro acaba antes do mês? 5 dicas para organizar suas finanças
Dicas para solteiros pouparem dinheiro
Conheça 10 dicas para economizar dinheiro e equilibrar suas finanças
Economia: 7 novas dicas para o solteiro economizar dinheiro!

Como novos pedidos de dicas nessa área sempre surgem, resolvemos voltar ao tema e trazer mais algumas dicas para o solteiro economizar dinheiro:

1) Examine suas despesas mensais

Uma boa dica é separar as despesas essenciais (como luz, água, telefone, educação e alimentação) dos gastos extras (roupas, cinema, choppinho…).

2) Não tenha vergonha de negociar

Não assuma que os preços das etiquetas são definitivos. Decida quanto você está disposto a pagar e barganhe. Não há nenhuma vergonha nisso. Só você sabe o quanto suou para conseguir seu dinheiro e não há mal nenhum em querer que sua compra valha cada centavo investido.

3) Reduza gastos desnecessários

Economizando um pouco aqui e um pouco ali, sua conta no fim do mês vem bem mais baixa. Confira as dicas:

• Tome banhos mais curtos;
• Retire os aparelhos da tomada após o uso;
• Desligue a televisão quando trocar de cômodo;
• Evite abrir a geladeira sem necessidade;
• Leve comida de casa para o trabalho;
• Pesquise os preços no supermercado;
• Compre produtos frescos e da estação (mais baratos!);
• Não fique pendurado/a no telefone;
• Experimente diversões gratuitas, como passear no parque ou emprestar livros da biblioteca pública.

4) Não caia no cheque especial

Ok, “é muito fácil falar”, você pode estar pensando. Mas faça de tudo para não deixar a sua conta no vermelho, pois os juros do cheque especial são extremamente altos, chegando a próximo de 1% ao dia. Em último caso, se for extremamente necessário o dinheiro, peça emprestado para um familiar e pague-o assim que receber.

cheque-especial

5) Compre após as datas comemorativas

Compre após as datas comemorativas: um exemplo simples que ilustra bem o que eu estou querendo dizer: NÃO COMPRE ROUPA DE INVERNO NO INVERNO, MAS SIM NO VERÃO. Compre roupa de verão no inverno, compre presentes bem antes do Natal ou Dias das Crianças e por aí vai…

6) Faça planilhas financeiras

Utilize uma planilha financeira: com a popularização da internet, planilhas financeiras eletrônicas estão disponibilizadas em muitos sites e de forma gratuita e o seu uso constante, pode fazer com que se mude conceitos e se ganhe uma cultura financeira.

7) Não espere receber aumento para poupar

O ser humano é exímio na arte de se adaptar. Portanto, adapte-se ao seu salário e poupe o máximo que conseguir dele. Não adianta esperar um aumento, pois você sempre irá esperá-lo e quando recebê-lo irá esperar outro e outro…
Guarde o dinheiro antes de começar a gastar. Receba o dinheiro, já defina a quantidade a ser destinada à poupança, deposite o valor estipulado, e só em seguida comece a gastar. Deixar para guardar o dinheiro que sobra é mais difícil, até porque pode nunca sobrar…


Pessoal, espero que essas dicas ajudem vocês a equilibrarem suas finanças. Sabemos como é difícil para alguém que mora sozinho equilibrar as contas, mas esperamos que consigam com essa ajudinha. Se você tem mais sugestões, os comentários estão em aberto, ok?

Referências: Pai Rico e Salário Mínimo.

5.0
01

4 comentários