Guia dos Solteiros

Dieta Low-Carb: o que é e como fazer

Muitas pessoas, em busca do corpo ideal ou até mesmo pensando na saúde, resolvem aderir a dieta low-carb. Mas o que é essa dieta? Será que ela é ideal para você? Vamos responder essas e outras dúvidas nesse artigo.

Vamos lá:

Dieta Low-Carb: o que é?

A dieta low-carb, como o próprio nome diz (em inglês), consiste numa alimentação baseada em uma baixa quantidade de carboidratos. Isso não significa eliminar completamente os carboidratos da sua alimentação, pois eles são importantes também para uma nutrição adequada e alimentação balanceada. Porém, em excesso, eles são transformados em açúcar no sangue e podem te engordar.

Dieta Low Carb

Por que fazer a dieta low-carb?

Seja por estética ou por saúde, a dieta low-carb encontra cada vez mais adeptos, por ser uma dieta não muito restritiva e relativamente fácil de seguir. Ela também oferece resultados estéticos rápidos e uma sensação de estar mais “limpo”, saudável. Às vezes pode ser mais do que uma dieta temporária, se tornando um estilo de vida.

A dieta low-carb pode ser perfeita para diabéticos, pessoas com pré-diabetes, com hipoglicemia, atletas ou pessoas que querem emagrecer. Na internet é possível encontrar vários guias com Receitas Low Carb PDF, mas por segurança, é interessante ser seguida com o acompanhamento de um nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista, principalmente se a pessoa tiver alguma condição médica. Portanto, marque uma consulta com seu médico e faça o acompanhamento certinho para não ter problemas futuros, ok?

Comida com pouco carboidratos

Como reduzir a ingestão de carboidratos no dia-a-dia?

A ingestão de carboidratos na sua alimentação pode ser reduzida ao pensar os nutrientes de cada alimento. Por exemplo, comer um hambúrguer não parece ser o ideal em uma dieta, pois todos sabemos que hambúrgueres possuem muitas calorias e carboidratos. Mas o hambúrguer é composto por diversos alimentos, cada qual com seus nutrientes. Algumas hamburguerias já disponibilizam a substituição do pão do hambúrguer por outras opções menos calóricas e com menos carboidratos, como por exemplo, a acelga. Então aquela saída do final de semana pode se tornar menos agressiva à sua saúde.

Tente pensar nas refeições com antecedência, programando sua alimentação. Assim você corre menos risco de comer porcarias (afinal, quando a fome bate de verdade, dá aquele desespero, não é mesmo?).

Alimentos variados

Existem alimentos que não possuem carboidratos?

Existem sim! Mas tome cuidado e não consuma somente estes alimentos. Como dito acima, os carboidratos são importantes sim na alimentação saudável e nutrição do seu corpo.

Os alimentos mais comuns sem carboidratos são:

  • Alface
  • Couve
  • Abobrinha
  • Acelga
  • Maçã
  • Pera
  • Atum
  • Carne de boi
  • Bacon
  • Ovos

Alimentos comuns nessa dieta

Quais alimentos devem ser evitados na dieta low-carb?

Todos os alimentos com alta quantidade de carboidratos deverão ser evitados:

  • Produtos feitos à base de farinha branca (pães, macarrão, biscoitos/bolachas, bolos, salgadinhos, etc)
  • Arroz branco
  • Batata
  • Sorvete

Quais bebidas podem ser consumidas na dieta low-carb?

  • Água
  • Café
  • Chá-verde e chá mate
  • Refrigerantes zero (mas tome cuidado pois apesar de terem poucos carboidratos, são completamente industrializados – mesmo os que dizem conter suco de fruta – e com ingredientes que fazem mal à saúde)

Bebidas que se deve evitar

E quais devem ser evitadas?

Álcool, num geral, atrapalha bastante a dieta low-carb, portanto deve ser evitado. Mas quer tomar um drinkzinho no fim de semana? Deixe a cerveja de lado e opte por soluções com menos carboidratos, como o vinho tinto seco ou o rosé. Por ser tomado diluído e em pequenas quantidades, um ou dois copos de whisky poderão fazer o mesmo efeito que muitos copos de cerveja e terão muito menos carboidratos.

Evite por completo as bebidas muitos açucaradas, sucos de frutas, drinks com leite condensado, refrigerantes comuns, etc.

É isso, pessoal! Como dito acima, sempre busque acompanhamento médico ao tomar a decisão de fazer a dieta low carb, ou qualquer outro tipo de dieta, principalmente caso tenha alguma condição médica. Nunca elimine completamente o carboidrato da sua alimentação, pois pode ser perigoso e até mesmo fazer o efeito contrário. Apenas diminua a quantidade de porcarias ingeridas e prefira alimentos naturais do que os industrializados. Boa sorte nessa nova etapa!

1 comentário

  • Uma coisa que ajuda muito na dieta é fazer uma lista de compras na hora de ir pro supermercado. Tendo essa listinha nas mãos, é bem mais fácil não cair na tentação de encher o carrinho de tranqueira, rs. Tem me ajudado pegar esses folhetos de hipermercado (tipo https://www.portafolhetos.com.br, tipo isso, manja?), tipo do Extra, e marcar na lista tudo o que é low carb e pode servir nas marmitas.

Receba nossos artigos por e-mail:

Digite seu email:


Política de Privacidade