O que será que aconteceu? Vou ter que trocar a resistência do chuveiro? Ou talvez o chuveiro inteiro? Ou nenhum dos dois? Como se faz essa troca?
Muitas pessoas não sabem trocar a resistência do chuveiro e isso é perfeitamente normal. Sempre tem a primeira vez, certo? Então vamos lá!
Importante: use esse tutorial por sua total responsabilidade, jamais esqueça de desligar o disjuntor e usar equipamentos de proteção, com isso evitando eventuais choques elétricos.
Trocando a resistência do chuveiro
Se você constatar que o problema é realmente na resistência do chuveiro, prepare-se para realizar a troca. Você vai precisar de uma escada pequena dobrável. Evite usar cadeiras e banquinhos, pois podem escorregar com facilidade e causar acidentes.
Seque completamente o banheiro antes de fazer a troca, para reduzir o risco de acidentes. Certifique-se de que a escada ficará bastante firme. Se puder, peça para alguém te ajudar, segurando a escada para você.
1 – Compre a resistência nova
O primeiro passo é comprar a nova resistência. A melhor forma de fazer isso sem errar é levando a resistência velha e queimada e pedindo a um profissional que te ajude a encontrar o mesmo modelo.
2 – Desligue os disjuntores
Nunca troque a resistência do chuveiro com os disjuntores ligados. Apesar de a resistência não exercer força elétrica diretamente, isso evita acidentes.
3 – Remova completamente a água do chuveiro
Deixe que toda a água que fica dentro do chuveiro saia antes de abrir o compartimento da resistência. Isso evita que você se molhe e escorregue.
4 – Abra o compartimento
A maioria dos chuveiros funciona com sistema de rosca. Desrosqueando a parte de baixo, você encontrará uma tampa interna com um fio aterrado. Puxe a tampa e retire do fio.
5 – Remova a resistência
Nos tipos mais comuns de chuveiro, a resistência é presa por clipes de metal. Remova-os cuidadosamente com a ajuda de um alicate.
6 – Instale a nova resistência
A nova resistência deve ser instalada também com a ajuda de um alicate, para ficar exatamente da mesma forma que a anterior. Observe que há uma parte da resistência que é mais longa. Essa parte deve ficar no espaço mais longo entre as presilhas.
7 – Feche o chuveiro
Recoloque a tampa encaixando o fio aterrado através da cavidade. Em seguida, pode rosquear a tampa do chuveiro novamente.
8 – Deixa a água fluir antes de ligar a energia
Isso é importante, pois se a resistência não tiver água em seu entorno quando começar a funcionar, vai queimar imediatamente. Deixe o chuveiro encher de água fria e, somente depois disso, ligue novamente os disjuntores.
VOCÊ VAI GOSTAR: Como economizar na conta de luz
É só isso, viu como é simples? Portando, caso tenha sentido alguma dificuldade, dá uma olhada nesse vídeo:
Agora que você já sabe como trocar a resistência do chuveiro, compartilhe esse tutorial com seus amigos.
Imagem destaque: simplemost