Guia dos Solteiros

Como escolher melancia doce?

Com as dicas a seguir de como escolher melancia você não vai mais errar na hora de selecionar esta grande fruta nas feiras ou nos sacolões.

Dia de sol e longo no trabalho. Nestas horas o que mais a gente deseja é tomar um suco de melancia. Mas, se você escolher a fruta errada o sabor pode não ser agradável, prejudicando na sua experiência de relaxamento.

De fato, não são todos os feirantes que estão bem-intencionados. Alguns aproveitam o desconhecimento do consumidor para vender opções que não valem a pena. Mas não é coisa de outro mundo, qualquer pessoa é capaz de aprender como escolher melancia do jeito certo.

Ao acompanhar estes conselhos de como escolher melancia doce as suas chances de arrependimento diminuem no pós-compra.

1 – Os tipos de melancia

Conhecer quais são os principais tipos de melancia na feira é o primeiro passo para evitar enganos. Dê uma olhada na tabela:

Tipo de melanciaFormatoPeso
Melancia Charleston Gray SuperFrutos uniformesPode ir de 10kg a 18kg
Melancia Híbrida Crimson Sweet SuperFruto mais uniforme e rama de maior vigorPode ir de 11kg a 14kg
Melancia Híbrida Red QualityFruto redondoPode ir de 10kg a 14kg
Melancia Híbrida CombatFruto redondoPode ir de 12kg a 15kg
Melancia Híbrida ConquistaFruto com casca verde brilhante e de formato oblongoPode ir de 10kg a 14kg

2 – Atenção na mancha do campo da melancia

A mancha amarela, conhecida como mancha de campo, se trata do ponto no qual a melancia repousou na terra enquanto estava sendo produzida em alguma fazenda brasileira.

Não podemos ignorar o fato de que as melancias maduras sempre têm manchas amarelas cremosas ou até um pouco alaranjadas, o que não é o caso das frutas manchadas de branco.

Mancha do campo na melancia
Tipo de mancha do campo na melancia

3 – Mancha marrom na melancia é benéfica?

Certo! Só de ver algumas manchas amarronzadas na fruta você já pensa que ela pode estar estragada, longe do ponto certo para preparar um refresco natural.

Só que este pensamento é equivocado, tendo em vista que as manchas marrons semelhantes à teia na melancia significam que alguma abelhas tocaram as partes polinizadoras da flor muitas vezes.

Quanto maior é a polinização mais doce está o fruto.

Mancha marrom na melancia
Melancia com mancha marrom

4 – É macho ou fêmea?

Assim como no mundo animal nas frutas também existem diferenciações entre macho e fêmea, sendo que esta diferença impacta nos gostos.

Muitas pessoas não sabem que os agricultores diferenciam as melancias por gênero. Exemplo: “Meninos” são maiores, apresentam uma forma alongada e um sabor aguado.

As “meninas” possuem um formato arredondado e são doces.

Melancia fêmea é mais doce que a macho
Curiosidade: Melancia fêmea é mais doce

5 – O tamanho da melancia é importante?

Assim como os pesos analisar o tamanho é uma das indicações indispensáveis conforme agricultores especialistas no cultivo de melancia.

O melhor é escolher algo médio, não maior e muito menos menor. Nunca se esqueça de que a fruta deve parecer pesada por seu tamanho. Ou seja, jamais escolha uma opção grande e leve.

Tamanho da melancia
Foto e uma melancia cortada: Tamanho e peso são importantes

6 – Na busca do caule seco

A regra é clara: Ao notar que o caule da melancia está seco é sinal de que a fruta se encontra madura, portanto, própria para o consumo imediato.

Por outro lado, quando o fruto apresenta um caule verde significa que a melancia ainda não está madura, contraindicada para consumir na hora.

Compre uma opção de caule verde se você pretende guardar a fruta para utilizar apenas após alguns dias! Não esqueça: Para consumo imediato, o talo precisa está seco!

Melancia madura - talo seco
Caule seco da melancia

Mais indicações no vídeo para você aprender:

Agora é sua vez!

Quem não ama melancia? A maioria das pessoas adora esta fruta deliciosa e refrescante. Às vezes, pensamos que, a menos que você seja um agricultor experiente, a compra de uma unidade suculenta, saborosa, totalmente madura e doce é um sucesso ou fracasso.

Contudo, basta seguir as dicas que ensinamos no texto para você perceber que é muito fácil escolher a melancia docinha e perfeita.

5/5 (1 Review)

Adicionar comentário